Entrevista com Raissa Santana
Quando decidiu empreender no ramo da comunicação de marca e persona branding?
Decidi no final do meu mestrado, há quase 4 anos, quando minha bolsa acabou e minha família estava passando por dificuldades financeiras.
Por que é importante o empreendedor gerir sua marca pessoal para conquistar clientes?
Porque a gestão da marca pessoal é a administração do significado e da percepção. Se você quer ser percebido como um bom profissional, o melhor, eficiente, entre mil outros valores, precisa comunicar isso de forma efetiva. As pessoas não vão perceber quem você é por conta própria, então é importante investir em ferramentas de atração e retenção da atenção para mostrar o que você precisa e, assim, vender seus serviços e produtos.
Nos últimos anos, a internet tem sido uma ferramenta poderosa para os empreendedores. E entender do copywriter é essencial. Como tem sido conquistar um lugar nessa profissão como mulher negra?
Acredito que a minha bagagem acadêmica me deu uma projeção que eu não teria sem ela. Não conheço copywriters pretos de renome no mercado, então estou trabalhando para fazer meu nome e mostrar que é possível. Não pretendo ser a única, apenas ajudar a abrir as portas para que mais mulheres como eu sejam reconhecidas e respeitadas neste mercado.
Quais livros sobre construção de marca, você não tiraria da cabeceira?
"Personal Branding", de Arthur Bender, e "O herói e o fora-da-lei", de Margaret Mark e Carol S. Pearson.
Mulheres negras que te inspiram?
Ingrid Silva, Nina Silva, Michelle Obama, Djamila Ribeiro, Alexandra Loras, Rachel Maia.