Johnson's, lança xampu infantil para cabelos negros "Blackinho Poderoso e levanta reflexões.

14/02/2023
imagem do arquivo canva fotos
imagem do arquivo canva fotos

Após o anúncio do novo produto destinado ao público infantil negro, Johnson & Jonhson, é parabenizada pela iniciativa. De fato é uma grande vitória, ter mais de uma empresa além da @salonlinebrasil desenvolvendo produtos para esse público. Nossas meninas não vão passar pelo mesmo que muitas de nós passamos.

Essa conquista nos faz refletir sobre os inúmeros preconceitos que mulheres adultas já passaram, por não ter na época empresas com olhar de inclusão ao produzir seus produtos há 10 anos.

Muito sofrimento teria sido evitado, se antes de focar em um só padrão de pessoas, tivessem tido a consciência de que o mundo é cheio de diversidade. Existem inúmeras mulheres, adolescentes que ainda não aceitaram as características de seus cabelos, porque, por anos não tínhamos produtos específicos para os cabelos afro. Aplicávamos xampu e condicionador para cabelos lisos e os produtos deixavam ainda mais os cabelos ressecados e sem forma, servindo assim de chacota para os opressores.

Poderiam ter evitado os apelidos de cabelo ruim, duro, sabugo de milho, bombril e tantos outros, se essa padronização de diversidade fosse normalizada, e não só o padrão branco europeu. Enquanto, empresas continuarem criando tendências apenas para o público branco, outras pessoas que não tem as características se sentiram rejeitadas. Esse fato, cada vez mais contribui com o racismo estrutural.

Levar uma conscientização antirracista para dentro da organização é primordial. Tanto para atender o público negro consumidor, quanto, não exigir que o colaborador se enquadre nesse padrão.

É uma missão de todos. Por isso à necessidade de incluir essa temática em dois ângulos, através das escolas e organizações financeiras. Dois espaços que ao se unir contra o racismo, irá descontruir a cultura do racismo.

Em Março de 2023, a professora Luciane Silva, estará palestrando no evento online Whorkshop: Conhecimento é poder sobre a temática Como introduzir no ambiente de trabalho a conscientização antirracista.