A busca, para entender o que é o racismo por Taynara Melo

20/09/2022

A busca para entender o que é o racismo? antes de escrever esse texto, pesquisei no Google Trends o que estava sendo mais pesquisado sobre o termo racismo. Em primeiro lugar estava "sobre racismo no Brasil", em segundo "o que é racismo no Brasil", para muitos isso é bem óbvio, para outros nem tanto. O que me alegra é saber que as pessoas estão indo atrás de informações. A luta contra o racismo, é uma luta de todos e não apenas da comunidade negra, como o apresentador do Encontro - programa da rede Globo - Manoel Soares nos ensina.

O racismo é estrutural, porque ele é alimentado de uma ideia social e inconsciente ou não, de que a negritude é ruim, precisa ser excluído de qualquer ambiente. A negritude é um reconhecimento de raça e o sentimento de orgulho da identidade negra e conscientização do valor e da riqueza cultural dos negros. Quando um negro tem a consciência da sua negritude, ela começa a enaltecer sua raça, que acaba incomodando os racistas que por sua vez, faz questão de praticar o preconceito.

Abolição da escravatura aconteceu de modo tardio e sem preparação. Primeiro os europeus tomaram vidas negras de suas terras, de suas famílias e depois, os libertaram da escravidão, porém, retiraram deles o direito de um teto, de comida, estudo e etc.

Para que você entenda, essas discriminações começaram quando o povo Europeu decidiu fazer uma expansão marítima. Eles já tinham o conceito de que os traços físicos e tom de pele fora do padrão Europeu, eram inferiores, devido ao contato com os africanos e asiáticos. Ao conquistarem a força novos territórios, os europeus forçaram esses povos a aprender seu idioma e suas culturas, além de usar os africanos como escravos para gerar riqueza para eles, com a filosofia de que os africanos eram a base inferior da hierarquia.

Muitos, escolheu continuar sendo subservientes em troca de alimentos e lugar para dormir. Outros, lutaram até o fim de suas vidas, para que os negros tivessem trabalho e fossem remunerados por isso. Lutaram para que pudessem ter o direito de comprar uma casa e alimentos. Deram suas vidas para que seus filhos pudessem sentar-se dentro de uma sala de aula.

Cabe a cada um de nós desconstruir essa cultura racista. Não existe nenhuma pesquisa que comprove que pessoas da raça negra, foram desenvolvidas de forma diferente dos brancos. Todos, brancos e negros são feitos de células, pele, ossos, músculos e etc. temos os mesmos orgãos vitais.

Colocar o homem como o mais forte e a mulher mais fraca sem conhecê-la, é preconceito. E o mesmo ocorre com o preconceito racial, discrimina a cor da pele, traços faciais que, na sua concepção não é o mesmo que o do europeu, é preconceito.

No entanto, a cultura do racismo, da inferioridade já estava implantada na cultura. O preconceito é quando você julga algo sem conhecer. Ao analisar um homem por sua voz, modo de andar, e estilo de roupa, e dizer que ele é gay, sem ter conhecido o mesmo, é um preconceito.

Taynara Melo

Respiramos o mesmo ar e precisamos dos mesmos alimentos para manter nosso corpo funcionando. Por isso, enfatizo que, foque no caráter, nas atitudes de cada pessoa. Menos julgamento, menos exclusão, mais igualdade e respeito, por favor.

Fundadora e Diretora da Revista Negra