Dedique tempo para fazer networking e construir uma imagem no mercado, diz executiva Antônia Souza ao Valor Econômico.

10/02/2023

A construção de carreira fora da empresa em que se trabalha, tem sido pautada constantemente por grandes nomes no meio corporativo, nos últimos meses. Em 2022, demissões em massa aconteceram com frequência, dezenas e até milhares de pessoas que trabalhavam para organizações mundiais que se sentiam seguros e em estágio de carreira positiva não foram poupados. Facily, QuintoAntar, Meta dona do Facebook e Instagram entre outras, são empresas que optaram por demitir inúmeros profissionais com a justificativa do encerramento de projetos ou o cenário econômico não estava favorável.

Se realocar pode ser um desafio, para aqueles profissionais que não fizeram uma construção de carreira, esqueceram de fortalecer sua rede de contatos e focaram apenas em se doar para a empresa. A frustração é de fato um sentimento que acompanhará esse ex-colaborador.

Mas, para aqueles como a executiva Antônia Souza, de 29 anos, que além de fazer um trabalho excelente, enquanto trabalhava na Meta, também construiu sua carreira fora da meta, hoje, após a demissão que aconteceu em novembro, formou parceria com a Startup Lumx Studios e ocupa o cargo de diretora de operações. No entanto, antes de aceitar essa parceria, Antônia recebeu inúmeras propostas de empresas que ficam de olho em profissionais destaques que acabam de ser demitidos de organizações mundiais.

Antônia, trabalhou na meta como gerente de parcerias estratégicas em metaverso por um ano, nesse período também focou em construir sua carreira dentro e fora da empresa, em sua entrevista ao valor econômico, um dos fatores importantes que ajudaram ela ter inúmeras propostas após anunciar que havia sido demitida da meta, foram o seu networking. Por um ano ela estreitou laços e se preocupou em aumentar sua rede de contatos. Os benefícios foram muitos, tanto que Antônia colheu os frutos enquanto trabalhava na meta e ainda colhe depois de um pouco mais de dois meses de demissão.

Fortalecer a rede de contatos é um dos pilares para construir sua carreira como colaborador em regime CLT ou seu negócio. Networking é uma ferramenta necessária para alcançar esse objetivo. Antônia aplicou isso no dia a dia, ganhou experiência, obteve uma troca mútua de suas conexões e compartilhou em suas mentorias como fez para usar essa ferramenta poderosa.

Antônia Souza no Valor Econômico ressalta: "As pessoas precisam saber quem você é e a qualidade do trabalho que você entrega". O questionamento fica: Que imagem você está entregando para o mercado com sua carreira ou negócio?

A presença de Antônia Souza no Workshop: Conhecimento é poder está confirmada para o dia 01/03/2023 às 20 horas via Google Meet. Em sua palestra online, ela vai ensinar como montar um Networking de sucesso |  Ingressos