Agora que ele se foi: Um encontro de culturas e uma perda inesperada, resenha por Bárbara Rodrigues.

13/07/2023

A indicação de hoje traz duas jovens com criações e culturas muito diferentes que, por obra do destino, passarão por uma grande perda ao mesmo tempo. Embora não saibam, as duas têm o mesmo pai, que morre tragicamente em um acidente de avião.

Em "Agora que ele se foi", conhecemos Yahaira Rios, uma jovem que mora nos Estados Unidos, é ex-campeã de xadrez, apaixonada por sua namorada e excelente aluna. A outra jovem é Camino Rios, que mora na República Dominicana com sua tia, perdeu a mãe muito cedo e ama nadar.

Yahaira cresceu com a presença constante de seu pai, que sempre foi uma grande referência em sua vida. Já Camino se acostumou a ter seu pai por perto apenas nos verões, o que não afetou a relação de pai e filha que existia entre eles.

Com esse enredo forte, a autora faz questão de nos apresentar a realidade de cada uma das personagens e suas diferenças sociais. Ela faz um comparativo entre as dificuldades e os privilégios vividos por cada uma, além de explorar a reação de cada uma quando seus mundos se encontram.

Este é o terceiro livro de Elizabeth Acevedo, uma das principais vozes do gênero Young Adult contemporâneo. A autora é Bacharel em Artes Cênicas e Campeã Nacional de Declamação de Poesia, e seu talento artístico transparece em suas obras. Sua narrativa em versos livres traz intensidade e emoção, além de gerar uma aproximação direta com as personagens.

É importante ressaltar que o livro é baseado em um acidente que ocorreu em 12 de novembro de 2001. Por ter acontecido pouco depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, o acidente teve pouca repercussão, pois o mundo todo estava focado nesses eventos. Justamente por ser filha de imigrantes dominicanos, Acevedo decidiu trazer à tona o sofrimento vivido pela comunidade dominicana nos Estados Unidos. Ela aborda esse tema no posfácio do livro.

"Agora que ele se foi" é uma leitura muito rica que aborda questões pertinentes como luto, pertencimento, diversidade cultural, representatividade e religiosidade. Recomendo bastante!

ELIZABETE ACEVEDO 

ELIZABETH ACEVEDO é filha única de um casal de imigrantes dominicanos. Bacharel em artes cênicas pela George Washington University, obteve mestrado em escrita criativa pela Universidade de Maryland. Com mais de catorze anos de experiência em poesia performática, Acevedo é Campeã Nacional de Declamação de Poesia.

Matéria escrita pela influenciadora literária Bárbara Rodrigues.

SINOPSE,

Camino Rios é uma jovem ambiciosa que sonha em estudar medicina nos Estados Unidos, onde seu pai mora. Ela vive em Sosúa, na República Dominicana, com a tia, uma respeitada curandeira do bairro. Todo verão, Camino espera ansiosamente pela visita anual do pai durante seu aniversário. Em Nova York, Yahaira Rios, uma ex-campeã de xadrez, gosta de passar os dias vendo tutoriais de manicure na internet e de observar a namorada cuidar de plantas. Desde que Yahaira nasceu, o pai passa os meses de verão na República Dominicana, supostamente a negócios. Com a queda do voo 1112, os dois mundos que Yanos Rios manteve separados durante anos por fim se unem quando Yahaira e Camino descobrem que são irmãs.

Enquanto lidam com a perda do pai, cada uma a sua própria maneira, precisam fazer as pazes com o fato de que ele era um ser humano complexo e imperfeito. Em Agora que ele se foi, uma emocionante narrativa em versos livres inspirada na história real do voo 587 e nas consequências que causou na vida dos que foram afetados por ele, Elizabeth Acevedo toca o leitor ao tratar de luto, dor, família, sonhos, identidade e conflitos de realidades econômicas.

ONDE COMPRAR:


Leiam as últimas resenhas escritas por Bárbara Rodrigues.