A Embaixadora de Gana, Abena Busia, juntamente com duas dançarinas do grupo Samba Ghana, participaram do Trio do Muzenza que desfilou no circuito Campo Grande, nesta terça-feira, 13 de fevereiro. O Muzenza, um bloco afro originário do bairro da Liberdade em Salvador (BA), é inspirado no legado cultural dos jamaicanos e suas mensagens libertárias.
O grupo Samba Ghana, fundado por Akua Apraku, uma ganesa que aprendeu e ensina a dança do samba em seu país africano, apresentou-se vestido com trajes que representam as escolas de samba. Akua e a dançarina Faustina Odame se destacaram ao lado dos cantores e da banda percussiva do Muzenza.
Numa verdadeira fusão de ritmos e culturas, as dançarinas do Samba Ghana combinaram movimentos do samba carnavalesco com coreografias de sua terra natal, ao som do samba-reggae do bloco afro-baiano.
"É muito emocionante estar aqui e presenciar essa celebração. Venho de uma família de mulheres fortes e empoderadas e desejo explorar o mundo levando um pouco da nossa representação", diz Akua Apraku, que já se apresentou em escolas de samba no Rio de Janeiro.
Além disso, no trio do Muzenza estiveram presentes Ângela Guimarães, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), e os empresários do Republic Bar and Grill, Raja e Kofi Owusu-Ansaha, apresentando os saborosos e coloridos drinks Ko Kro Ko. A bebida, famosa no bar ganense, conquistou o público baiano durante a programação do Camarote Casa de Gana em Salvador (BA).