Artistas e Embaixadora de Gana participam de Trio do Muzenza no Carnaval de Salvador.

16/02/2024
Grupo Samba Ghana e Embaixadora Abena Busia desfilaram no circuito Campo Grande ao som do samba-reggae do Muzenza

A Embaixadora de Gana, Abena Busia, juntamente com duas dançarinas do grupo Samba Ghana, participaram do Trio do Muzenza que desfilou no circuito Campo Grande, nesta terça-feira, 13 de fevereiro. O Muzenza, um bloco afro originário do bairro da Liberdade em Salvador (BA), é inspirado no legado cultural dos jamaicanos e suas mensagens libertárias.

O grupo Samba Ghana, fundado por Akua Apraku, uma ganesa que aprendeu e ensina a dança do samba em seu país africano, apresentou-se vestido com trajes que representam as escolas de samba. Akua e a dançarina Faustina Odame se destacaram ao lado dos cantores e da banda percussiva do Muzenza.

Numa verdadeira fusão de ritmos e culturas, as dançarinas do Samba Ghana combinaram movimentos do samba carnavalesco com coreografias de sua terra natal, ao som do samba-reggae do bloco afro-baiano.

"É muito emocionante estar aqui e presenciar essa celebração. Venho de uma família de mulheres fortes e empoderadas e desejo explorar o mundo levando um pouco da nossa representação", diz Akua Apraku, que já se apresentou em escolas de samba no Rio de Janeiro.

Além disso, no trio do Muzenza estiveram presentes Ângela Guimarães, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), e os empresários do Republic Bar and Grill, Raja e Kofi Owusu-Ansaha, apresentando os saborosos e coloridos drinks Ko Kro Ko. A bebida, famosa no bar ganense, conquistou o público baiano durante a programação do Camarote Casa de Gana em Salvador (BA).

Camarote Casa de Gana (@casadegana) 

Durante seis dias a Casa de Gana participou do carnaval de Salvador com uma programação que misturou arte, história, gastronomia, moda e cultura. Nesse período, o Camarote Casa de Gana ficou instalado no Vale do Dendê (Pelourinho).

Os visitantes puderam conhecer o legítimo kente, tecido que se origina dos Reis Ashanti de Gana; experimentar bebidas e comidas típicas do país; dançarem ao ritmo de músicas africanas, além de terem a oportunidade de fazer o teste de ancestralidade, desenvolvido pela Genera e Brafrika Viagens

A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes de Cultura de Gana em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live, conta com produção executiva assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções e apoio da Prefeitura de Salvador.

Unindo suas raízes ancestrais, Gana e Bahia tem fortalecido laços de cooperação e intercâmbio na cultura, educação, comércio e turismo. O Camarote Casa de Gana é a segunda iniciativa que integra uma programação cultural em grandes datas comemorativas de Salvador (BA). A primeira foi no Festival Afrofuturismo, em novembro de 2023.

Informações à imprensa: 

Gisele santana

(71) 98872-5492

contato@gicomunica.com @gisantana.assessoria


O Instituto Conselheira 101 convida as líderes negras e indígenas a se destacarem no epicentro da tomada de decisões. Para aquelas que aspiram a uma presença marcante no mundo corporativo, a compreender a fundo a governança empresarial e a expandir sua rede de contatos no universo dos negócios, esta é a oportunidade feita sob medida para você!

Joice Pelegrino, empresária que por onde tem passado vem construindo um legado de transformação, conhecimento e humildade , além de ser palestrante e mentora, já negociou para mais de 40 países. Na entrevista concedida à Revista Negra e mediada por Taynara Melo durante sua visita a Rondônia no mês de março, Joice compartilhou sua história de vida e...