Coluna Bárbara Rodrigues: Autoras Negras na Contemporaneidade
Vivemos hoje um momento, onde autoras contemporâneas estão ganhando destaque com seus romances ambientados na atualidade, geralmente acompanhamos temas como maternidade, relações familiares, relacionamentos amorosos, autodescobrimento, tudo isso dentro de uma rotina atual, buscando um realismo que aproxime a mulher contemporânea dessas narrativas. Para a mulher negra é muito importante ler esses romances e se encontrar dentro deles, por isso trago cinco indicações de gêneros diversificados de autoras negras contemporâneas:
Solitária de Eliana Alves Cruz, livro que relata as dificuldades que uma mulher negra e sua filha passam em uma sociedade com heranças escravocratas.
O ódio que você semeia de Angie Thomas, gênero jovem-adulto, protagonista negra que mora em um bairro pobre, mas que estuda em uma escola de predominância branca.
Corpo Desfeito de Jarid Arraes, um drama denso que dá voz à uma menina de doze anos que vive em uma família marcada por abusos e negligências.
Fique Comigo de Ayóbámi Adébáyò, romance nigeriano onde acompanhamos uma mulher que acaba de se casar e deseja muito ser mãe, indicado para quem deseja conhecer outras culturas.
Acorda para a vida, Chloe Brown de Tália Hibbert, estilo enemies to lovers (começam brigando, mas depois acabam se apaixonando), para as leitoras que gostam de livros mais leves e românticos. Conteúdo adulto.
Lembrando que a maioria dos livros que abordam temas fortes trazem alguns gatilhos, então é importante pesquisar antes de ler. Espero que tenham gostado das indicações e até à próxima!
Coluna Literatura: Escrito por Bárbara Rodrigues publicitária e
influenciadora literária no perfil do Instagram @babileitora