Música dançante mistura carimbó e pagotrap e chega acompanhada de clipe com coreografia e clima de romance
Ayrá Lança Xote "Canzuá" com Shalom Adonai: Um romântico presente para o Dia dos Namorados.
A cantora, compositora e musicista Ayrá lança o xote "Canzuá" em parceria com o cantor Shalom Adonai, com produção da Couraça Criações Culturais, nesta quarta-feira (12/06) no YouTube, para embalar o Dia dos Namorados.
"O xote narra a história de um jovem casal de amigos que, ao se apaixonarem, decidiram casar e se mudar para o interior, por isso o ar bucólico e romântico da canção. O artista convidado, Shalom Adonai, é um forrozeiro e sambador muito talentoso que capturou a essência poética da música, abrilhantando-a com sua interpretação e arranjos", explicou Ayrá.
O evento de lançamento será realizado no dia 14/06, a partir das 21h, no restaurante Entre Folhas e Ervas, localizado no Largo da Lapinha, nº 15 - Liberdade. O evento será aberto ao público, com cobrança de couvert. Reservas podem ser feitas diretamente pelo perfil do espaço no Instagram (@entrefolhaseervas) ou pelo WhatsApp (71) 993278997.
Antecipando as celebrações do São João e em homenagem ao Dia dos Namorados, o xote romântico promete trazer muita musicalidade e embalar os apaixonados.
"Quando Ayrá chegou pra mim com essa poesia bonita, falando que essa história tinha acontecido com os amigos dela, eu achei a coisa mais linda do mundo. E então ela cantou para mim na inspiração que veio para ela, em um tom maior, algo festivo, alegre, comemorativo. Eu falei com ela, poxa, por que não dar um tom melancólico? O tom menor é o tom do chamego, trazer essa chamegança para a música. Já que é um forró, a gente pode pensar num xotezinho e tal, e aí fomos construindo a poética ali. Assim, fui estreitando minha relação com Ayrá. Até então, a gente se conhecia, mas ainda não tinha se aproximado, conhecido a poética do outro, a forma que o outro tem de compor. Foi bem interessante que esse convite pôde nos aproximar enquanto compositores, assim como intérpretes das nossas próprias canções, das músicas autorais que fazemos. Acho isso fantástico, poder lidar com pessoas que compõem, que têm o que dizer, que têm o que cantar de uma maneira autêntica, que vem de um lugar muito singular, original," compartilhou Shalom Adonai.
Sobre Ayrá,
Cantora e compositora baiana, nascida e criada na primeira periferia do centro antigo de Salvador, o bairro da Liberdade, tem seu trabalho autoral marcado por sua raiz soteropolitana, sua ancestralidade, seu axé e pela capoeira Angola. Ayrá lançou em janeiro de 2023, nos streamings musicais, seu primeiro single autoral - "Liberdade" - uma homenagem ao seu berço, que é um passeio pela história do bairro famoso pelo Ilê Aiyê e pela Senzala do Barro Preto. Sua composição musical mescla um som dançante, que vadeia pelo samba de roda, misturando os estilos da musicalidade Caribenha com as células rítmicas afro baianas: Ijexá, Samba Afro e Samba Reggaebaiana.
Conheça nas redes sociais: https://www.instagram.com/ayrasoueu/
O estudo "Good Hair", conduzido pelo Perception Institute, revelou que o cabelo natural de mulheres negras ainda enfrenta discriminação significativa. A pesquisa utilizou o primeiro Teste de Associação Implícita de Cabelo (Hair IAT) para medir o viés contra texturas naturais. Os resultados mostram que tanto mulheres brancas quanto negras demonstram...
Na campanha do Agosto Lilás de 2024, organizada pela advogada Márcia Tupan em parceria com a OAB Ji-Paraná, em Rondônia, a dramaturgia encontrou um palco especial para dar voz às mulheres silenciadas pela violência doméstica. A escritora e fundadora da Revista Negra, Taynara de Paula, trouxe à cena sua primeira peça de teatro, "Para Qualquer Voz...
A final do individual geral feminino na ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que colocou frente a frente Simone Biles e Rebeca Andrade, foi um espetáculo de talento e determinação. No entanto, essa jornada deve ser vista não como uma rivalidade, mas como uma celebração do poder e da resiliência das mulheres negras.