Coluna Bárbara Rodrigues: Becos de uma Sociedade
Hoje trago para vocês a indicação de um livro que se tornou referência na literatura brasileira, Becos da Memória de Conceição Evaristo. Conceição sempre traz em seus livros a realidade vivida e sentida do povo negro, e nesse livro ela retrata o dia a dia em uma favela que está prestes a ser demolida, desestabilizando e trazendo medo para a comunidade que já sofre diariamente com as mazelas de um povo desguarnecido. O diferencial desse romance é a narrativa, pois conhecemos a história através da personagem Maria-Nova uma menina de treze anos que tem essa favela como seu lar e sua realidade diária. Maria-Nova nos apresenta as dificuldades de sua comunidade através de situações vividas não só por sua família, mas também por seus vizinhos, personagens que ajudam a contar essa realidade pesada e difícil.
O abismo entre a favela e o asfalto, distância essas pessoas de direitos básicos, como educação, saúde e trabalho digno. A falta de saneamento básico é algo que marca demais essa história, além das dificuldades para se conseguir o mínimo de alimentação garantindo apenas a sobrevivência com uma saúde precária. O livro começou a ser escrito na década de 80, mas sua primeira edição só foi publicada em 2006, o que não prejudicou em nada sua importância, pois infelizmente a realidade nas favelas pouco mudou. O livro é uma denúncia sobre as péssimas condições em que boa parte da sociedade vive, se tornando automaticamente uma crítica social, gerando uma reflexão sobre como nosso país é administrado. É com certeza uma leitura que traz uma reflexão sobre prejudicados e privilegiados, tornando essa leitura extremamente necessária.
BÁRBARA RODRIGUES: Publicitária, influenciadora literária no perfil do Instagram @babileitora e colunista na Revista Negra
Editora: Pallas; 1ª edição (27 abril 2017) IDIOMA:
português Capa COMUM: 200 páginas