Blanche em Apuros": Um thriller envolvente que aborda questões raciais e sociais sob a perspectiva de uma detetive negra.

19/04/2023
Barbara Neely.
Barbara Neely.

Nossa resenha de hoje traz um thriller eletrizante, com todas as características de um bom suspense , crime, investigação e mistério. Estamos falando de Blanche em apuros de Barbara Neely.

Escritora afro-americana, Barbara por boa parte da sua vida foi uma ativista que lutava pela direitos de mulheres criminosas, criou inclusive um programa comunitário para ajudar essas mulheres. Suas obras mesmo tendo como foco assassinato e investigação, a autora sempre fez questão de tratar questões raciais, violência contra a mulher e diferenças socioeconômicas.

Nessa obra conhecemos Blanche, uma mulher negra na faixa dos 40 anos e com dois filhos para criar, que para pagar suas contas, trabalha na casa de pessoas brancas ricas cozinhando e limpando. Para esticar o salário curto, ela sempre acaba tendo que passar cheques, e são justamente esses cheques que colocam nossa heroína em apuros. Ao ser condenada a passar um mês na cadeia Blanche se vê desesperada e acaba fugindo.

Imagem Darkside
Imagem Darkside

A autora enreda a protagonista em uma trama onde ocorre um crime e Blanche com sua esperteza começa a investigar por conta própria, além de toda essa dinâmica, Nelly dá à Blanche uma voz irônica tão inteligente e particular que torna a leitura extremamente interessante.

Vale destacar que a autora trabalha muito bem, a diferença de gêneros, o preconceito racial e a relação desigual entre empregadores e empregados.

Esse é apenas o primeiro volume de uma série que traz Blanche como detetive amadora, vamos torcer para que traduzam os outros volumes também!

Por Bárbara Rodrigues, 19 de Março de 2023

Se você é um leitor que aprecia histórias longas com construções de personagens elaboradas, não pode deixar de conferir a duologia "Semente da Terra" da rainha Octavia E. Butler. Esta obra magistral nos transporta para um Estados Unidos completamente destruído e perdido, onde os habitantes lutam incessantemente por sua sobrevivência.