Carta a Minha Filha: Lições de Maya Angelou para Mulheres de Todas as Gerações

03/05/2023
Maya Angelou
Maya Angelou

Como estamos iniciando o mês de maio, conhecido como o mês das mães, vamos indicar hoje um livro escrito por uma super mulher com a total intenção de passar ensinamentos a todas as mulheres do mundo, as quais ela intitula como suas filhas, pelo fato de serem mulheres como ela, e estarem sujeitas a passar por situações que ela passou, estamos falando de "Carta a minha filha" de Maya Angelou. 

Maya nasceu no Missouri, Estados Unidos em 1928 e viveu 86 anos de uma vida com muita luta, mas também com muitas realizações. Em seu livro mais famoso "Eu sei por que o pássaro conta na gaiola", a autora conta como foi sua infância e sua adolescência, e seus primeiros anos como poetisa e escritora, com relatos de muita dificuldade e superação.

Já em "Cartas a minha filha" encontramos conselhos de uma mulher experiente para as demais mulheres que viriam depois dela. Mesmo não tendo gerado nenhuma mulher, Maya fez questão de deixar em sua bibliografia um livro com as maiores lições que aprendeu no decorrer de sua vida. Através de textos curtos, Angelou passa de forma natural suas experiências. Encontramos nessa obra sua luta pra superar questões sociais e raciais, seu sentimento como uma filha que foi criada pela avó, o convívio tardio com sua mãe, acompanhamos como a maternidade invadiu sua vida de forma inesperada e sua relação com várias formas de arte.

Ou seja são lições de uma mulher que viveu demais e que nos faz pensar que temos sim que procurar tirar o melhor da vida, mas que certos ensinamentos podem facilitar essa procura.


Leia as últimas matérias escrita por Bárbara Rodrigues

Se você é um leitor que aprecia histórias longas com construções de personagens elaboradas, não pode deixar de conferir a duologia "Semente da Terra" da rainha Octavia E. Butler. Esta obra magistral nos transporta para um Estados Unidos completamente destruído e perdido, onde os habitantes lutam incessantemente por sua sobrevivência.