No mês da consciência negra, vamos falar de mais um livro da nossa dama da literatura, Conceição Evaristo. Uma das obras mais recentes da autora, "Canção para ninar menino grande", traz uma reflexão direta sobre a masculinidade tóxica e o impacto nas mulheres diante desse cenário machista.
Carta a Minha Filha: Lições de Maya Angelou para Mulheres de Todas as Gerações

Como estamos iniciando o mês de maio, conhecido como o mês das mães, vamos indicar hoje um livro escrito por uma super mulher com a total intenção de passar ensinamentos a todas as mulheres do mundo, as quais ela intitula como suas filhas, pelo fato de serem mulheres como ela, e estarem sujeitas a passar por situações que ela passou, estamos falando de "Carta a minha filha" de Maya Angelou.
Maya nasceu no Missouri, Estados Unidos em 1928 e viveu 86 anos de uma vida com muita luta, mas também com muitas realizações. Em seu livro mais famoso "Eu sei por que o pássaro conta na gaiola", a autora conta como foi sua infância e sua adolescência, e seus primeiros anos como poetisa e escritora, com relatos de muita dificuldade e superação.

Já em "Cartas a minha filha" encontramos conselhos de uma mulher experiente para as demais mulheres que viriam depois dela. Mesmo não tendo gerado nenhuma mulher, Maya fez questão de deixar em sua bibliografia um livro com as maiores lições que aprendeu no decorrer de sua vida. Através de textos curtos, Angelou passa de forma natural suas experiências. Encontramos nessa obra sua luta pra superar questões sociais e raciais, seu sentimento como uma filha que foi criada pela avó, o convívio tardio com sua mãe, acompanhamos como a maternidade invadiu sua vida de forma inesperada e sua relação com várias formas de arte.
Ou seja são lições de uma mulher que viveu demais e que nos faz pensar que temos sim que procurar tirar o melhor da vida, mas que certos ensinamentos podem facilitar essa procura.
Leia as últimas matérias escrita por Bárbara Rodrigues
Um excelente thriller para ler no mês do terror! Em 'Quando Ninguém Está Olhando', de Alyssa Cole, conhecemos Sydney, uma mulher negra que mora no Brooklyn, em Nova York, e que começa a perceber mudanças específicas no bairro onde nasceu. Isso desperta na nossa protagonista a vontade de fazer um passeio cultural que conte a história do local....
Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem...
Agora que ele se foi: Um encontro de culturas e uma perda inesperada, resenha por Bárbara Rodrigues.
A indicação de hoje traz duas jovens com criações e culturas muito diferentes que, por obra do destino, passarão por uma grande perda ao mesmo tempo. Embora não saibam, as duas têm o mesmo pai, que morre tragicamente em um acidente de avião.