Cássia Valle lança coleção de livros infantis em homenagem à heroínas negras brasileiras

23/04/2024

Livros que contam a história de Maria Felipa. Luíza Mahin, Maria Firmina e Zeferina serão lançados na Bienal de Livros da Bahia 


A escritora, atriz e diretora Cássia Valle, em parceria com Luciana Palmeira, lança uma coleção de livros para o público infanto-juvenil que conta a história de heroínas negras brasileiras, como Maria Felipa, Luíza Mahin, Maria Firmina e Zeferina. A coleção "Meu primeiro Black Power - box 2" é formada por quatro livros, publicados pela editora Mostarda, que serão lançados dia 1º de maio, durante a Bienal de Livros da Bahia.

Cada livro apresenta a trajetória de uma dessas mulheres que se destacaram na história do Brasil. Cássia conta que, junto com Luciana, construíram a narrativa das personagens pensando em uma energia da natureza. "Zeferina é uma mulher do vento; Felipa tem a força das águas; Luiza Mahin é uma verdadeira mulher rio, cheia de profundos mistérios; e Firmina é a mulher ar, que transforma o mundo através de palavras. Assim, de forma lúdica, levamos para as nossas crianças a força que essas mulheres negras tem, tiveram e ainda vão ter na construção da identidade, memória e formação desse povo brasileiro".

A autora ainda destaca a importância de apresentar a história de heroínas brasileiras e reais, que deixaram sua marca de resistência, coragem e luta. "Num mundo onde as crianças ainda tem como referência os heróis de Hollywood, com seus superpoderes, nós queremos mostrar que no Brasil temos mulheres poderosas e reais. Guerreiras, sem poderes mágicos, mas que fizeram uma revolução com seus conhecimentos e atitudes", destaca Cássia.

Referência em projetos de arte-educação antirracista para o público infanto-juvenil, Cássia já lançou quatro livros e dois espetáculos que permeiam essa temática. Ainda em maio, a escritora lança o Circuito Letras Pretinhas, que percorrerá bibliotecas comunitárias e escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador com uma imersão literária poética e oficinas de musicalização e escrita criativa.

O projeto Circuito Letras Pretinhas: A Imersão Literária Preta Infantojuvenil, foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Assessoria de Imprensa,
Gisele Santana (71) 98872-5492
E-mail: contato@gicomunica.com
Instagram: @gisantana.assessoria

Querida rainha, estou tão animada para compartilhar com você algumas reflexões inspiradoras sobre o incrível poder que está dentro de cada uma de nós. Nesta edição, vamos mergulhar fundo no tema do desenvolvimento pessoal e como isso se traduz no sucesso não apenas em nossas vidas pessoais, mas também em nossas carreiras.