No mês da consciência negra, vamos falar de mais um livro da nossa dama da literatura, Conceição Evaristo. Uma das obras mais recentes da autora, "Canção para ninar menino grande", traz uma reflexão direta sobre a masculinidade tóxica e o impacto nas mulheres diante desse cenário machista.
Cinco livros escritos por mulheres negras para inspirar e empoderar outras mulheres.
Por Bárbara Rodrigues, 22 de Março de 2023
Como ainda estamos no mês que comemoramos o dia internacional da mulher resolvi trazer para vocês cinco indicações de livros que não só foram escritos por mulheres negras, mas também livros com protagonistas negras fortes e dignas de inspiração.

Eu sei porque o pássaro canta na gaiola:
Já começamos com a autobiografia de uma das autoras mais importantes da literatura americana, nesse livro conhecemos desde a infância de Maya Angelou, até o início de sua vida como escritora. Um relato de muitas dificuldades e abusos, mas acima de tudo um exemplo de superação.

A Poeta X:
Escrito por Elizabeth Acevedo, autora americana com grande destaque no gênero jovem-adulto, o livro conta a história Xiomara uma adolescente com ascendência afro-latina nascida no Harlem, que vive o auge das suas dúvidas e incertezas, e encontra na poesia a melhor forma para expressar suas emoções. Destaque para a narrativa toda em poesia em que o livro é escrito.
As Alegrias da maternidade:


Nessa obra acompanhamos a história de Nnu Ego, uma jovem nigeriana da etnia Igbo, que sempre sonhou ser mãe e vê esse sonho muito próximo quando é enviada para ser esposa de um homem que ela mal conhecia. A autora Buchi Emecheta nos dá um relato de todos os desafios que uma mulher nigeriana sempre enfrentou em uma sociedade extremamente colonialista e patriarcal, e essa protagonista é um retrato dessa luta.
Filhos de sangue e osso:
Esse é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia baseada na cultura Iorubá. A autora Tomi Adeyemi é norte América de origem nigeriana e estudou na Bahia todos os preceitos da religião e encorporou tudo isso em sua história. Zélie Adebola é a protagonista dessa obra, ela assiste seu povo ser massacrado por um rei cruel que tem como objetivo principal acabar com a magia e nessa saga o objetivo de Zélie é justamente impedir que isso aconteça.

Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis:
Nesse compilado, a cordelista, poeta e romancista Jarid Arraes, nos apresenta essas quinze mulheres negras que fizeram parte da história do nosso país e que não podem de forma alguma serem esquecidas. Encontramos nomes como Carolina Maria de Jesus, Dandara e Tia Ciata, mulheres que cada uma em seu tempo e dentro de seus nichos foram a força e a representatividade da mulher negra.
Leia as últimas matérias escritas por Bárbara Rodrigues
Um excelente thriller para ler no mês do terror! Em 'Quando Ninguém Está Olhando', de Alyssa Cole, conhecemos Sydney, uma mulher negra que mora no Brooklyn, em Nova York, e que começa a perceber mudanças específicas no bairro onde nasceu. Isso desperta na nossa protagonista a vontade de fazer um passeio cultural que conte a história do local....
Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem...
Agora que ele se foi: Um encontro de culturas e uma perda inesperada, resenha por Bárbara Rodrigues.
A indicação de hoje traz duas jovens com criações e culturas muito diferentes que, por obra do destino, passarão por uma grande perda ao mesmo tempo. Embora não saibam, as duas têm o mesmo pai, que morre tragicamente em um acidente de avião.