Circuito Letras Pretinhas leva arte e literatura com foco em infâncias negras para Subúrbio de Salvador

16/05/2024

Programação parte de imersão literária em obras de Cássia Valle para dialogar com público infantojuvenil sobre identidade afro-brasileira e educação antirracista

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a identidade de crianças e adolescentes negros, o Circuito Letras Pretinhas realiza uma programação cultural que envolve arte e literatura, entre os dias 15 e 30 de maio, que percorrerá bibliotecas comunitárias e escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa é realizada pelo projeto Calu Brincante (@calubrincante), que conta com coordenação da atriz, escritora e diretora Cássia Valle.

A programação acontece a partir de uma imersão literária na poética da literatura preta infantojuvenil, tomando como base três livros de autoria de Cássia Valle: "Calu, uma menina cheia de histórias", vencedor do prêmio APCA como melhor livro infantil em 2017, "Aziza, a preciosa contadora de sonhos" e "Felipa, Maria Felipa". Dessas narrativas serão realizadas contações de histórias, leitura dramática, apresentações teatrais e oficinas de escrita criativa e musicalização, sempre integrando os jovens.

O Circuito Letras Pretinhas agrega linguagens da literatura, do teatro e da música, contando com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição. A circulação acontece em uma das regiões majoritariamente negras de Salvador e abrange quatro bairros do Subúrbio. O encerramento do projeto contará com uma apresentação do espetáculo "Sarauzinho da Calu", gratuito e aberto para toda a comunidade local. O projeto tem produção executiva assinada realizada pela produtora cultural Clésia Nogueira e pela atriz e arte-educadora Lucila Laura.

Cássia Valle que, há sete anos dedica-se a projetos culturais voltados para valorização da identidade negra entre crianças e adolescentes, reforça a importância de iniciativas culturais que dialoguem com esse público. "Nossas crianças precisam ter acesso a suas raízes ancestrais, ver representações positivas de sua imagem através de diferentes narrativas. A arte e literatura são grandes ferramentas de transformação neste sentido. De forma lúdica e leve destacamos a beleza da cultura afro-brasileira ao mesmo tempo que usamos uma educação antirracista", destaca a escritora.

O projeto Circuito Letras Pretinhas: A Imersão Literária Preta Infantojuvenil, foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Programação,

16/05 (quinta - 14h às 16h) ESC. COMUNITÁRIA STO. ANTÔNIO - PERIPERI
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
⁠Bailinho da Aziza (mini espetáculo teatral)
20/05 (segunda - 9h às 11h ) - ACERVO DA LAJE - ACERVINHO - PLATAFORMA
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
Leitura Dramática
23/05 (quinta - 14h às 16h) - CRECHE E ESCOLA MÃE NILDETE - VISTA ALEGRE
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
⁠Mini Recital Maria Felipa

Matéria escrita por :

Assessoria de Imprensa

Gisele Santana (71) 98872-5492

E-mail: contato@gicomunica.com

Instagram: @gisantana.assessoria


Na campanha do Agosto Lilás de 2024, organizada pela advogada Márcia Tupan em parceria com a OAB Ji-Paraná, em Rondônia, a dramaturgia encontrou um palco especial para dar voz às mulheres silenciadas pela violência doméstica. A escritora e fundadora da Revista Negra, Taynara de Paula, trouxe à cena sua primeira peça de teatro, "Para Qualquer Voz...