Jô Carvalho, especialista em cabelos ondulados, crespos e cacheados de Rondônia, fala da importância de manter o cabelo saudável.

15/12/2022

Como manter um cabelo saudável?

Manter um cabelo sempre saudável e sedoso é um desafio para nós mulheres e também para muitos homens que gostam de cabelos longos. Os danos capilares podem ser causados por procedimentos químicos que levam à quebra capilar, quanto por hábitos diários simples como lavar e secar diariamente o cabelo excessivamente por fontes de calor. Sem tomar os devidos cuidados, esses hábitos tornam-se um terror para os nossos cabelos.

O uso de um bom protetor térmico que contenha na sua composição filtro solar é um grande fator aliado do dia a dia, não se esqueçam disso.

O descuido dos fotoprotetores causam perda do aspecto saudável e deslocamento da cor, os fios ficam frágeis, quebradiços, opacos e o desgaste da fibra capilar gera as pontas duplas. A exposição aos raios UVA e UVB que representam a radiação emitida pelo sol,

principalmente na hora de dormir para não gerar atrito com a fronha de algodão ou a parte interior do capacete, dessa forma os fios ficam menos embaraçados e sem tanto Frizz na realização do Day After, lembrando que o algodão retém muita água, e o cabelo cacheado precisa de H₂O. Os cabelos muito volumosos ou que não seguram bem a touca podem optar por costurar o cetim no capacete, e utilizar a fronha de cetim na hora de dormir.

Se mantenha atentas com as mãos suadas e salgadas, já que este gera um atrito maior nos fios, os deixando mais sensíveis e sempre desembarace os fios ainda molhados pois, os fios cacheados e crespos são mais sensíveis. Opte por pentes de dentes largos ou raquetes com cerdas de pontas redondas. Uma orientação que recomendo é a utilização de uma touca de cetim,

Para manter sempre a saúde dos fios em dia, uma alimentação saudável é primordial, tomar água com frequência, pois com o couro cabeludo saudável, logo teremos fios saudáveis. A utilização de produtos de boa qualidade, livres de Petroderivados, que promovam uma boa nutrição, recuperação capilar e reparação profunda. Precisamos ficar atentos a queda em excesso, o corpo dá sinais, qualquer alteração do couro cabeludo irá refletir na saúde dos fios.

Evite dormir com os cabelos molhados. Não prenda os cabelos ainda úmidos. Evite o uso constante de bonés ou chapéus, com água quente, apenas morna ou fria. Apliquem máscaras e condicionador somente no comprimento do fio e não diretamente no couro cabeludo.

são prejudiciais às cutículas do fio, pois reduzem a sua proteção natural, deixando a fibra capilar mais exposta. O couro cabeludo deve estar preservado, um Leave-in com proteção térmica vai ser seu aliado para fontes de calor, sendo elas raios solares, secador e outros.

O nosso organismo funciona como uma engrenagem, se algo estiver em falta o corpo entregará sinais, é interessante não deixar que a situação se agrave para procurar um tratamento, um médico Dermatologista Tricologista irá melhorar a sua saúde e consequentemente irá tratar o seu cabelo.

Um cabelo bonito e saudável é um sinal de couro cabeludo saudável.

Jô Carvalho