Evolução e Ampliação: Conferência Soul Talks 2024

02/07/2024

Um evento especializado no autocuidado da mulher e do homem negro


imagem freepik
imagem freepik

Em 2023, ocorreu a estreia do evento, e para este segundo momento, ele está sendo apresentado como Conferência Soul Talks 2024, que acontecerá em 20 de julho. Uma das co-fundadoras do evento é [nome da co-fundadora], e Tiago Costa é o idealizador. O evento tem como tema central o autocuidado da mulher e do homem preto, um tema de interesse crescente. Diante do sucesso do primeiro evento, que abordou temas como beleza, moda, saúde, comunicação e arte (lifestyle), profissionais estarão conduzindo cada um desses pilares.

O evento será sediado pela Casa Preta Hub, que receberá 50 inscritos. A intenção é manter o evento menor para possibilitar a troca e a conexão desejadas. A ideia é que os participantes saiam do evento repletos de possibilidades, oportunidades, ideias e encontros reais com as pessoas que conhecerem ali. Acredita-se que isso só seja possível mantendo um número menor de pessoas, proporcionando um encontro mais intimista e acolhedor.

Na necessidade de abordar temas que atravessam a vida da população preta, enaltecendo nossas belezas e trajetórias diversas, dividindo experiências e mostrando as vitórias, nasce, de um bate-papo entre os amigos Tiago Costa e Yakini Rodrigues, o evento SOUL TALKS, que aconteceu em novembro de 2023.

Compreendendo a necessidade de falar mais sobre alguns temas bastante específicos à população preta, notou-se que, além de especialistas em recortes de suas experiências, seria necessário ampliar as falas. Portanto, o evento, que está em sua 2ª edição, de SOUL TALKS passa a se chamar Conferência Soul Talks.

Nesta edição, a ideia é trazer profissionais de áreas diversas, entre mulheres e homens, para ampliarmos a narrativa e potencializarmos nossa existência.

Yakini Rodrigues,

mais conhecida como Kiki, tem um nome de origem africana, da região do Quênia, que significa "aquela que é verdadeira."

Formada em Design de Moda, está no mercado há pouco mais de 10 anos. Através de agências de comunicação, ao longo desses anos, tem trabalhado o lifestyle da moda nas frentes de stylist, produtora de moda e figurinista, desenvolvendo a identidade visual de projetos e pessoas.

Como curadora de talentos, tem ampliado a conexão entre marcas e pessoas (headhunter), com projetos pautados na diversidade, inclusão e sustentabilidade, pilares (ESG/ONU).

Seu trabalho ganhou ainda mais visibilidade quando começou a vestir a filósofa Djamila Ribeiro, em meados de 2018. Desde então, tem ampliado seu portfólio, com trabalhos em diversos segmentos, como revistas, TV, cinema, teatro, publicidade, mídias sociais, streaming e palestras para jovens, mulheres, empresas interessadas em D&I e grupos invisibilizados, para compartilhar sua trajetória e trocar experiências. 

Tiago Costa,

Iniciei minha carreira em 2015, na área da barbearia. Em 2018, iniciei estudos especializados em cabelos étnicos. Com sólida formação em academias internacionais, hoje sou visagista em estética negra, além de educador e palestrante. Dentre minhas atuais clientes estão Maju Coutinho, Aline Midlej, Valéria Almeida, Rita Batista, entre outras personalidades. 

JANAÍNA LIRA (@nutri.janainalira)Nutricionista pós graduada em nutrição clínica funcional,nutrição esportiva funcional e cursos em extensão em nutrição e saúde da mulher.Há 10 anos atua com atendimentos com foco em saúde da mulher e fertilidade.

SAMANTA FONSECA (psicosamantasantosfonseca)Psicóloga Clínica e pesquisadora da temática em relações raciais. 

GABRIELA DIAS (@gabrieladiasol)Gabriela Dias é comunicadora, jornalista, repórter e apresentadora. Atualmente, é repórter e apresentadora no Jornal da Record, principal noticioso da Record TV. Antes, foi repórter na TV Globo, também na capital paulista. Por lá, emplacou reportagens nos maiores jornalísticos da emissora, do Fantástico ao Jornal Nacional. A cobertura de pautas raciais, culturais e de comportamento marca a carreira da jornalista.

HANIFAH DOWA (@hanifahdowa)Cantora e compositora de R&B, integrante da banda Rádio Gatilho FM.Hanifah também é uma comunicadora em fashion business e estrategista.

CONVIDADOSSuelen Marcolino (@sumarcoli)
Edson Beauty (@edson_beauty)Ana Paula Fernandes (@anapauladks)Thais Travassos (@drathaistravassos)Débora Medeiros (@adebora.psi)Carolina Marcelino (@carolmarcelino)Winnie Assis (@winn.ie_silva)Next (@next1_)Marcela Conceição (@mc.marcelaconceicao)

PATROCINADORES Nivea (@niveabrasil)

Kabelera (@kabelera.oficial)Saúda acessórios afro (@sauda.afro)Thamyres Alves (@teacherthamyres)UP Clínica Integrada (@up_clinicaintegrada)

APOIADORES Ateliê Datter (@ateliedatter) Revista Negra (@revistanegra_)

APOIO INSTITUCIONAL Casa Cachos
GESTÃO E OPERAÇÃOY (@yakini_kiki)
PERFIL INSTAGRAM@conferenciasoultalks 


O câncer pulmonar é uma enfermidade avassaladora que acomete milhões de indivíduos pelo mundo. Apesar da existência de vários fatores de risco associados a tal condição, um dos mais impactantes é a exposição ao fumo passivo, ou seja, compartilhar o convívio com tabagistas. Neste texto, discutiremos o impacto do fumo passivo no desenvolvimento do...

Há 20 anos, as mudanças em como nos relacionávamos, convivíamos em locais de trabalho, em família, com amigos, em eventos sociais, políticos e até religiosos despontavam a ideia de que o "tradicional", convencional ou o que estávamos acostumados a ver como normal, não era nem de longe a única forma de viver. Nessa época, não tínhamos tanta abertura...