Conquistando corações e negócios: A jornada do propósito no mundo empresarial.
As pessoas compram porque você faz, e não o que você faz.
Antes de iniciar qualquer consulta com meus clientes, sempre reflito sobre o propósito do negócio, o motivo pelo qual decidiram abrir a sua empresa. Isso nos guia na criação da cultura organizacional, metas e na construção de uma proposta de valor sólida.
Vamos abordar o "Círculo Dourado", uma ferramenta que tem ajudado muitos empresários a definirem o propósito de seus negócios e a comunicá-lo aos clientes.
O Círculo Dourado, um conceito desenvolvido por Simon Sinek, destaca três níveis de comunicação e tomada de decisão: o "Porquê", o "Como" e o "O quê". No centro está o "Porquê", representando o propósito e a crença que motivam uma organização. Em seguida, temos o "Como", que descreve a diferenciação da organização e suas abordagens. No nível externo, encontramos o "O quê", representando os produtos, serviços ou ações específicas oferecidos.
A abordagem central é que empresas inspiradoras começam compreendendo o seu "Porquê" e comunicam isso interna e externamente. Ao focar no "Porquê" em vez do superficial "O quê", elas atraem seguidores e clientes que compartilham valores e crenças.
Essa abordagem fortalece conexões emocionais com o público-alvo e estabelece relações duradouras.
Já pensou se está abordando a venda do seu produto de forma inadequada?
Vamos explorar mais. Por que algumas empresas se destacam, entregam valor e se tornam indispensáveis na vida do consumidor?
A resposta está no motivo.
O ponto de partida é entender a justificativa por trás do que a sua marca oferece.
Ao responder a essa pergunta, você ganha clareza sobre o seu propósito e como executar o "o quê".
Reavalie se está tentando vender começando pelo "o quê" ou "como". Lembre-se: as pessoas compram o "Porquê", não o "O quê".
Perguntas para considerar: Qual é o propósito de sua marca? Por que criou a solução que oferece? Qual o motivo das pessoas escolherem o seu produto?
Explorar essas razões traz um propósito profundo, capaz de inspirar colegas e clientes.
Isso faz sentido para você? Ah, recomendo a leitura do livro "Comece pelo Porquê" como uma contribuição valiosa.
Abraços,
Patrícia Rocha: Consultora de negócios