Organizadora: Gisele Rose, atua na área da educação há 15 anos. É professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Possui mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), é especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Filosofia pela mesma universidade. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Comunidade As Pensadoras e do Projeto de Estudos e Extensão ONDJANGO – Estudos Afro-Brasileiros. Além disso, é colaboradora e idealizadora do Projeto Fun-L'Agbára.
É autora das obras: "Azoilda Loretto da Trindade: o baobá dos valores civilizatórios afro-brasileiros" e "O Curso de Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo". Também é organizadora da Antologia "Mulheres Pretas de Fé: Tecendo Fios de Liderança e Representatividade". Participou das antologias: "Árvore da Lembrança", "A Sobrevivência Humana na Terra", "Vozes Femininas à Asase Yaa", "Mulheres do Ler III", "Mulheres do Ler IV" e "Sobreviventes II". Contribuiu com a coletânea "O Despertar das Consciências: Experiências no Debate Étnico-Racial e Antirracista em Projetos de Educação Não Formal", bem como com a coletânea "Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Sobre a Antologia: Apresentamos a antologia "Construindo Identidades: Vivências e Desafios na Aplicação da Lei 10.639 nas Salas de Aula". Esta obra reúne textos de professores que acompanharam experiências sobre a implementação da Lei 10.639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Os autores abordam práticas pedagógicas e desafios enfrentados, oferecendo perspectivas valiosas sobre como promover a inclusão e conscientização cultural em nossas escolas.
Sinopse: "Construindo Identidades" é uma coletânea que mergulhou na aplicação da Lei 10.639 nas salas de aula, trazendo relatos reais de professores. Esses profissionais mantêm suas abordagens para ensinar a história afro-brasileira e africana, destacando o valor da diversidade cultural. Através de narrativas inspiradas, a antologia explora estratégias bem-sucedidas e desafios superados, convidando os leitores a refletir sobre a importância da educação inclusiva e o impacto das vivências escolares na formação de identidades.
Edital completo no arquivo abaixo