Construindo identidades: Vivências e desafios na aplicação da Lei 10.639 na salas de aula - antologia, edital aberto. 

24/08/2023

Construindo Identidades: Vivências e Desafios na Aplicação da Lei 10.639 nas Salas de Aula, é um projeto idealizado pela Editora Gaturro e organizado por Gisele Rose.

Editora Gaturro: Uma nova e ousada empreitada no mundo editorial! Nossa missão é explorar, descobrir e compartilhar histórias que desbravam fronteiras, atravessam barreiras culturais e enchem o mundo de palavras cheias de significado e inspiração. Nossa editora se dedica a procurar talentos literários promissores, autores audaciosos e vozes originais que rompem limites e desafiam convenções. Queremos ser a plataforma para aqueles que têm histórias para contar, ideias para compartilhar e mensagens para transmitir ao mundo. Nossa equipe é apaixonada por livros e pela magia da escrita e da leitura. Estamos prontos para desbravar o mundo através das palavras e convidamos você a fazer parte dessa jornada.

Organizadora: Gisele Rose, atua na área da educação há 15 anos. É professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Possui mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), é especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Filosofia pela mesma universidade. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Comunidade As Pensadoras e do Projeto de Estudos e Extensão ONDJANGO – Estudos Afro-Brasileiros. Além disso, é colaboradora e idealizadora do Projeto Fun-L'Agbára.

É autora das obras: "Azoilda Loretto da Trindade: o baobá dos valores civilizatórios afro-brasileiros" e "O Curso de Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo". Também é organizadora da Antologia "Mulheres Pretas de Fé: Tecendo Fios de Liderança e Representatividade". Participou das antologias: "Árvore da Lembrança", "A Sobrevivência Humana na Terra", "Vozes Femininas à Asase Yaa", "Mulheres do Ler III", "Mulheres do Ler IV" e "Sobreviventes II". Contribuiu com a coletânea "O Despertar das Consciências: Experiências no Debate Étnico-Racial e Antirracista em Projetos de Educação Não Formal", bem como com a coletânea "Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Sobre a Antologia: Apresentamos a antologia "Construindo Identidades: Vivências e Desafios na Aplicação da Lei 10.639 nas Salas de Aula". Esta obra reúne textos de professores que acompanharam experiências sobre a implementação da Lei 10.639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Os autores abordam práticas pedagógicas e desafios enfrentados, oferecendo perspectivas valiosas sobre como promover a inclusão e conscientização cultural em nossas escolas.

Sinopse: "Construindo Identidades" é uma coletânea que mergulhou na aplicação da Lei 10.639 nas salas de aula, trazendo relatos reais de professores. Esses profissionais mantêm suas abordagens para ensinar a história afro-brasileira e africana, destacando o valor da diversidade cultural. Através de narrativas inspiradas, a antologia  explora estratégias bem-sucedidas e desafios superados, convidando os leitores a refletir sobre a importância da educação inclusiva e o impacto das vivências escolares na formação de identidades.

Edital completo no arquivo abaixo

O Instituto Conselheira 101 convida as líderes negras e indígenas a se destacarem no epicentro da tomada de decisões. Para aquelas que aspiram a uma presença marcante no mundo corporativo, a compreender a fundo a governança empresarial e a expandir sua rede de contatos no universo dos negócios, esta é a oportunidade feita sob medida para você!

Joice Pelegrino, empresária que por onde tem passado vem construindo um legado de transformação, conhecimento e humildade , além de ser palestrante e mentora, já negociou para mais de 40 países. Na entrevista concedida à Revista Negra e mediada por Taynara Melo durante sua visita a Rondônia no mês de março, Joice compartilhou sua história de vida e...