SALVADOR, BRASIL — Às vésperas de completar cinco anos de existência, a agência boutique baiana Asminas Conteúdo Digital se prepara para um dos momentos mais marcantes de sua trajetória: sua estreia no Cannes Lions, o mais prestigiado festival internacional de criatividade e publicidade, conhecido como o "Oscar" da indústria.
Da Bahia para Cannes: agência liderada por mulheres negras representa o Brasil no maior festival de criatividade do mundo

SALVADOR, BRASIL — Às vésperas de completar cinco anos de existência, a agência boutique baiana Asminas Conteúdo Digital se prepara para um dos momentos mais marcantes de sua trajetória: sua estreia no Cannes Lions, o mais prestigiado festival internacional de criatividade e publicidade, conhecido como o "Oscar" da indústria.
Representada por sua diretora e cofundadora, Dayane Oliveira, a agência desembarca em Cannes, na França, entre os dias 16 e 20 de junho, integrando a programação oficial do evento. O convite veio por meio do Era Program, uma iniciativa do laboratório criativo brasileiro Quintal, voltada a promover a diversidade e inclusão no setor.
"Estamos imensamente felizes. Esse convite chega em um momento crucial de amadurecimento da nossa empresa, mas, acima de tudo, é o reconhecimento da nossa caminhada e da força que representamos no mercado de comunicação", afirma Oliveira.
Fundada em Salvador, a Asminas é composta inteiramente por profissionais negros e tem como missão posicionar o Norte e o Nordeste do Brasil como polos criativos relevantes e potentes. Sua presença no festival não é apenas uma conquista institucional, mas um gesto simbólico — e político — de ocupação de espaços historicamente negados.
"Vamos levar nosso nome como potência criativa que somos. Queremos construir relações institucionais e comerciais sólidas, mas também mostrar que há excelência fora do eixo Rio-São Paulo. O Brasil é maior e mais plural do que se costuma ver nos palcos internacionais", acrescenta.
Na 72ª edição do Cannes Lions, são esperados milhares de participantes de mais de 90 países. A programação inclui painéis, workshops, e apresentações com nomes de peso da indústria global. Entre os destaques deste ano estão a ex-tenista e empresária Serena Williams, o CEO do YouTube Neal Mohan, além de líderes brasileiras como Cecília Bottai Mondino (Heineken Brasil) e o trio do movimento MORE GRLS: Larissa Zucatelli, Laura Florence e Camila Moletta.
A participação da Asminas em um evento dessa magnitude sinaliza uma transformação silenciosa — e necessária — no universo da publicidade: mais do que premiar grandes campanhas, Cannes está, aos poucos, abrindo espaço para novas narrativas e protagonistas que sempre fizeram parte da história, mas só agora começam a ser vistos.
E é com sotaque baiano e a força de uma equipe inteiramente negra que Dayane Oliveira chega à Riviera Francesa para lembrar ao mundo que criatividade também nasce às margens.
Imprensa parceira, Lu AmâncioAssessora de ImprensaSRTE 3876(71) 99174-7896(75) 98208-5905.
Livro 'Casa Grande Sem Senzala' explora arte, identidade e decolonialidade em residência artística.
Novela lançada em live no dia 27 de março; obra une arte e recorte racial
Curta-metragem lançado neste domingo (16) tem como palco o distrito da Matinha, localizado a 15 km do Centro da cidade, e usa licença poética para representar manifestção cultural.