Da Bahia para Cannes: agência liderada por mulheres negras representa o Brasil no maior festival de criatividade do mundo

15/05/2025

SALVADOR, BRASIL — Às vésperas de completar cinco anos de existência, a agência boutique baiana Asminas Conteúdo Digital se prepara para um dos momentos mais marcantes de sua trajetória: sua estreia no Cannes Lions, o mais prestigiado festival internacional de criatividade e publicidade, conhecido como o "Oscar" da indústria.

Representada por sua diretora e cofundadora, Dayane Oliveira, a agência desembarca em Cannes, na França, entre os dias 16 e 20 de junho, integrando a programação oficial do evento. O convite veio por meio do Era Program, uma iniciativa do laboratório criativo brasileiro Quintal, voltada a promover a diversidade e inclusão no setor.

"Estamos imensamente felizes. Esse convite chega em um momento crucial de amadurecimento da nossa empresa, mas, acima de tudo, é o reconhecimento da nossa caminhada e da força que representamos no mercado de comunicação", afirma Oliveira.

Fundada em Salvador, a Asminas é composta inteiramente por profissionais negros e tem como missão posicionar o Norte e o Nordeste do Brasil como polos criativos relevantes e potentes. Sua presença no festival não é apenas uma conquista institucional, mas um gesto simbólico — e político — de ocupação de espaços historicamente negados.

"Vamos levar nosso nome como potência criativa que somos. Queremos construir relações institucionais e comerciais sólidas, mas também mostrar que há excelência fora do eixo Rio-São Paulo. O Brasil é maior e mais plural do que se costuma ver nos palcos internacionais", acrescenta.

Na 72ª edição do Cannes Lions, são esperados milhares de participantes de mais de 90 países. A programação inclui painéis, workshops, e apresentações com nomes de peso da indústria global. Entre os destaques deste ano estão a ex-tenista e empresária Serena Williams, o CEO do YouTube Neal Mohan, além de líderes brasileiras como Cecília Bottai Mondino (Heineken Brasil) e o trio do movimento MORE GRLS: Larissa Zucatelli, Laura Florence e Camila Moletta.

A participação da Asminas em um evento dessa magnitude sinaliza uma transformação silenciosa — e necessária — no universo da publicidade: mais do que premiar grandes campanhas, Cannes está, aos poucos, abrindo espaço para novas narrativas e protagonistas que sempre fizeram parte da história, mas só agora começam a ser vistos.

E é com sotaque baiano e a força de uma equipe inteiramente negra que Dayane Oliveira chega à Riviera Francesa para lembrar ao mundo que criatividade também nasce às margens.

Imprensa parceira, Lu AmâncioAssessora de ImprensaSRTE 3876(71) 99174-7896(75) 98208-5905.