Entrevista com Bárbara Rodrigues, publicitária e influenciadora literária

23/08/2022

Formada em Comunicação social-Publicidade e Propaganda. Publicitária e influenciadora Literária. Uma mulher negra que tenta diariamente manter seus valores e suas opiniões na direção certa.

"Trabalhei por um bom tempo com marketing e sempre foi muito difícil ser preterida, porque essa que é a verdade, o negro de uma forma geral sempre ocupou os degraus mais baixos, e se formos falar das mulheres então as coisas eram ainda mais difíceis, e podemos na publicidade como um todo, e isso foi mudando um pouco com o passar dos anos e com a necessidade de alcançar esse público que veio ganhando poder aquisitivo e que não se via representado nas mídias e nos cargos mais altos dentro de um ambiente empresarial".

Por que ser influenciadora literária? 

Porque além da literatura ser um grande prazer pra mim, eu vejo os livros como um caminho não só de aprendizado, mas também de crescimento. Conhecer histórias diferenciadas, nos faz sair da zona de conforto, favorecendo um exercício automático de empatia. 

Por que é importante ler livros escritos por mulheres negras? seja livros clássicos ou contemporâneos. 

Pode até ser uma fala clichê, mas ela precisa ser dita, precisamos ser os escritores da nossa própria história, temos o nosso lugar de fala e isso não pode ser tirado da gente como sempre foi, esse resgate já começou a ser feito e além do mais precisamos de representatividade. 

A palavra negra, tem mais sentido agora do que há 10 anos? 

Eu diria que ser negra hoje é diferente do que ser negra há 10 anos atrás, hoje temos muito mais voz e representatividade. Ainda temos muito o que alcançar, mas algumas coisas já mudaram, as custas de muita luta, mas já mudaram.

Quais mulheres negras te inspiram?

Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Chimamanda Adichie na literatura Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara e Leci Brandão que abriram barreiras no mundo da música, Rachel Maia no meio empresarial e minha mãe que foi professora a vida toda e até hoje com o seu jeito de ser só faz ensinar.