Está chegando o 2° festival do Dendê da Agrovila Pinhão Manso, em Camaçari (BA), fundado pela Chef Solange Borges
Está chegando o 2° festival do Dendê da Agrovila Pinhão Manso, em Camaçari (BA), fundado pela Chef Solange Borges, empreendedora, que se inspirou nos passos de sua mãe, uma mulher de Candomblé, Joselita Borges. Em 2017, Solange deu início ao projeto Culinária de Terreiro, com essa iniciativa ela empodera outras mulheres, fomenta a sororidade, resgata e fortalece o conhecimento ancestral. Um movimento coletivo que merece ser prestigiado e aplaudido.
Solange foi professora com graduação em Letras, formou-se cozinheira pelo SENAC com especialização em Fitoterapia e empreendedora por sobrevivência em diferentes frentes, sempre tendo a comida ancestral como parte de seu viver. É também líder comunitária , palestrante e vencedora de prêmios nacionais conduzidos por organizações sociais e empresariais focadas no desenvolvimento de mulheres negras, como Diver.ssa e Feira Preta.
Ela é uma mulher de matriz africana, candomblé ancestralidade, mulher de fé, defensora da agricultura familiar, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, alimento bom e justo, transborda felicidade, amor ao próximo, saberes e sabores ancestrais.
Para participar do 2° Festival do Dendê, Solange convidou os chefs Fabrício Lemos, Cidinha Santiago, Aline Guedes, Mille Carmel, João Diamante, ,Kaywa Hilton,Luís Barreto,Margot Souza, Iza Souza, Paula Bandeira,Especialista em Bebidas Isadinha Fornari e Vithoria Rocha, Chef Bruno Iago e João Vitor.
Objetivo desse evento é promover diálogo com outras bases sobre a potência social e econômica regional do dendê; produto esse que mobiliza uma comunidade inteira, uma região e diferentes municípios. Promover e valorizar os insumos de destaque do Festival dentro da culinária baiana. Enriquecer e fortalecer a rede e os conhecimentos dos chefs de cozinha envolvidos no projeto. Promover o aprendizado, a descoberta e as memórias relativas ao dendê por meio das receitas e cardápios criados para e com o público presente. Fortalecer o desenvolvimento da cultura do dendê e dos demais itens dos biomas da Bahia como setores produtivos, ampliando o sustento financeiro de comunidades e de seus agentes defensores da natureza limpa, viva e inclusiva.
O festival é aberto ao público, por meio de aquisição de ingressos, que estão disponíveis no perfil do instagram @culináriadeterreiro.
Será nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2023
Às 10h às 16h
No local: Sítio da Lagoa | Agrovila Pinhão Manso | Camaçari (BA)
Entrada gratuita!
Reserva de almoço: R$ 59,90 (alimentação incluída com sobremesa e bebida não alcoólica)