LIFESTYLE: O básico que funciona

18/10/2022

ALIMENTAÇÃO

Muitos acham que pra ter uma alimentação saudável precisa gastar muito, fazer receitas mirabolantes, só comer alimentos light, diet, quando na verdade basta consumir os alimentos básicos de forma certa. É o que tem funcionado pra mim, alimentos como: batata, macarrão, tomate, rúcula, feijão, abóbora, frango, peixe, arroz, ovo, pão francês, maçã, laranja, mamão.

Como diz aquele ditado: tudo em excesso faz mal. Sendo assim, não exagerando no consumo desses alimentos, consigo manter minha rotina de alimentação a base de carboidratos, proteínas, legumes, frutas e bastante água, claro!

O que facilita muito também na hora das minhas refeições é ter uma coisa ou outra já pronta, por exemplo, o arroz já cozido e congelado, feijão já temperado também congelado, macarrão, o frango ou carne, aí fica mais fácil o preparo, os legumes que prefiro fresquinho.   

Agora uma dica pra quem não gosta muito de feijão 

Nunca fui muito fã de feijão, sempre fui de comer só pelos benefícios, até que um dia experimentei um delicioso feito pela minha sogra. Depois disso, nunca mais fiz meu feijão do jeito convencional. Você vai precisar apenas de ½ beterraba ralada e colocar no feijão enquanto refoga. Fica uma delícia e bem mais fácil pra quem não tem muito costume ou não é muito fã. 

Ciclismo e seus desafios 

De segunda a quinta tenho aula presencial, e vou de bicicleta. É uma sensação de liberdade, sair e sentir o vento batendo no rosto, a adrenalina correndo no sangue, me sinto leve enquanto estou fazendo meu percurso. Mas na vida nem tudo são flores, e pedalar tem seus desafios, e como tem! Todos os dias preciso enfrentar uma onda de carros e motos, pelo fato de eu ter que sair em um horário "de pico", e para não ser atropelada, subir em calçadas que na maioria das vezes tem algum caminhando, correndo, ou passeando com seu cachorro. Tenho que usar os 20 segundos de sinal fechado da outra pista para atravessar correndo, e ainda assim corro risco. Apesar disso consigo sobressair de todo esse caso, chegar na faculdade é uma sensação de alívio. - "ufa, consegui!".

Agora a volta para casa, é o mesmo processo, porém agora sem tantos carros ou motos, agora é a vez dos cachorros que sempre tem nas ruas, eles ficam perambulando como quem não quer nada, e só esperam o momento oportuno para avançar e correr atrás, foi exatamente isso que me ocorreu outro dia, estava quase chegando em casa, no último morro e de repente apareceu um doguinho todo atrevido, e avançou em mim, levei um susto tão grande que gritei e assim consegui me livrar. Apesar de todos esses desafios não troco ir de bike por nada, me sinto muito mais leve e realizada saber que estou fazendo algo além, pela minha saúde e também o meio ambiente. 

Coluna Lifestyle por Thyellen Santos: Acadêmica de educação física e influenciadora