Lançado dia 19 de junho de 2024 na Netflix | 1h 40min | Documentário
Estreia do aclamado filme nigeriano "Mami Wata" na "Mostra de Cinemas Africanos 2023", no Brasil.
Longa do cineasta C.J. Obasi ganhou prêmio de melhor direção de fotografia, assinada pela brasileira Lílis Soares, no Festival de Sundance (EUA)
O aclamado filme "Mami Wata", dirigido pelo cineasta nigeriano C.J. Obasi e com a premiada direção de fotografia da brasileira Lílis Soares, fará sua estreia no Brasil em setembro durante a Mostra de Cinemas Africanos 2023, que acontecerá em São Paulo (SP) e Salvador (BA). O longa recebeu o prêmio de melhor direção de fotografia no Festival de Sundance nos Estados Unidos neste ano e tem sido honrado em exibições por vários países europeus e norte-americanos. A primeira apresentação na América do Sul acontecerá no Brasil, através da Mostra de Cinemas Africanos.
O público brasileiro terá a oportunidade de testemunhar a riqueza de imagens em preto e branco que compõem a narrativa, baseada em um mito do oeste africano. Em "Mami Wata", a deusa das águas é adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi. Quando um acontecimento trágico perturba a paz da comunidade, duas irmãs lutam para salvar sua aldeia e restaurar a glória de Mami Wata em Iyi.
A obra cinematográfica de Lílis Soares hipnotizou o júri do Festival de Sundance a cada quadro, resultando no Prêmio Especial do Júri de Cinema Dramático Internacional: Cinematografia para a diretora. A combinação de imagens em preto e branco com o trabalho intricado e íntimo de câmera, tanto nas performances quanto na paisagem natural, transformou esse conto folclórico em uma experiência visual inebriante.
Além da exibição do filme, a Mostra de Cinemas Africanos também proporcionará a presença do cineasta C.J. Obasi e da diretora Lílis Soares no Brasil. Eles estarão presentes nas estreias do longa nas duas cidades e participarão de programações que incluem sessões de debates com o público e encontros com profissionais do audiovisual brasileiro. Esse encontro visa fortalecer as conexões entre a cinematografia brasileira e africana. O diretor C.J. também registrará cenas para seu próximo filme durante sua passagem pelo Brasil.
A Mostra de Cinemas Africanos ocorre desde 2018, percorrendo diversos estados brasileiros. Seu foco curatorial é voltado para filmes de curta e longa-metragem contemporâneos produzidos por países africanos e diaspóricos. Além da exibição de filmes, o evento oferece cursos, debates, publicação de catálogo, artigos científicos, ensaios e entrevistas, disponíveis no site: www.mostradecinemasafricanos.com.
Leiam as últimas matérias da coluna Cinema
Josy Franco, colunista de Filmes e Séries, nos indica 'True Detective: Terra Noturna', uma série ambientada em uma cidade congelada no tempo, onde segredos enterrados começam a emergir. Com Kali Reis e Jodie Foster como protagonistas, prepare-se para uma jornada intensa e misteriosa.
Celebrando a Diversidade Natalina na Netflix: "Como Acabar com o Natal" e o Encanto Sul-Africano
O Natal é uma época de alegria, união e, é claro, de filmes aconchegantes. A Netflix tem se destacado por oferecer uma variedade de produções que refletem a diversidade do mundo em que vivemos. Entre os destaques, podemos encontrar "Como Acabar com o Natal", uma produção sul-africana de 2020 que traz protagonistas negros para o centro da narrativa....
Um ano após seu lançamento, "Onda de Calor", um filme com protagonismo feminino negro, atinge o prestigioso ranking dos dez filmes mais assistidos no Brasil da Netflix.