Já imaginou ter sua vida íntima exposta para todas as pessoas ao seu redor?

08/02/2023

A indicação de hoje é para quem gosta de suspense, mas esse suspense é diferenciado. Falo de Às de espadas, escrito pela Faridah Àbíké-Íyímídé autora inglesa de ascendência nigeriana. Seu primeiro romance é voltado para o público jovem adulto e foi publicado em 2021, e rapidamente virou um best-seller internacional.

O livro é ambientado em uma escola de ensino médio de classe alta, onde os alunos tem um perfil extremamente elitista, materialista e preconceituoso. Essa sinopse já é bem conhecida, não só em livros, como também em séries e filmes, mas a diferença é que dessa vez acompanhamos toda esse clima pela visão dos dois únicos alunos negros da escola.

A história começa com Chiamaka e Devon sendo escolhidos como chefes de turma, o que para Chiamaka foi a conquista de algo que ela sempre quis, já para Devon isso foi uma surpresa, pois tericamente ele não teria o "perfil" para exercer tal função, pois ele é bolsista e de família pobre, o contrário de Chiamaka que vem de família rica, fazendo toda a diferença até mesmo na interação com seus companheiros de escola.As coisas começam a ficar muito estranhas quando um perfil anônimo chamado Ases, começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola com informações íntimas da vida dos dois.
A escrita da autora é uma delícia, o suspense é frenético e embora o público alvo seja jovem adulto ele agrada acaba agradando a todas as idades, pois aborda temas muito importantes, racismo, homofobia, gentrificação, ou seja esse livro é uma grande crítica social. Muito importante um livro voltado para os jovens que induza tantas reflexões. Super indico! 

Faridah Àbíké-Íyímídé 

é o autor instantâneo do New York Times, best-seller internacional e premiado de ACE OF SPADES. Ela é uma ávida bebedora de chá, colecionadora de canecas estranhas e recém-formada em uma universidade nas Terras Altas da Escócia, onde recebeu um BA em Literatura Inglesa. Atualmente, ela está cursando um mestrado em Estudos de Shakespeare pelo Kings College London. Quando ela não está girando contos sombrios, Faridah pode ser encontrada examinando os significados mais profundos nos filmes originais do Disney Channel. Ela é representada por Zoë Plant na The Bent Agency.