Se você é um leitor que aprecia histórias longas com construções de personagens elaboradas, não pode deixar de conferir a duologia "Semente da Terra" da rainha Octavia E. Butler. Esta obra magistral nos transporta para um Estados Unidos completamente destruído e perdido, onde os habitantes lutam incessantemente por sua sobrevivência.
Jazz de Toni Morrison: Um Blues Literário de complexidades humanas

Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem essa trilogia são Amada (1987) e Paraíso (1998).
O livro se passa na década de 20 e a história gira em torno de três personagens centrais: Joe Trace, um vendedor de cosméticos que vende seus produtos de porta em porta; Violet Trace, a esposa de Joe; e Dorcas, a jovem amante de Joe.
Pela sinopse, pode parecer um livro sobre um simples triângulo amoroso, mas não se engane, o livro é sobre a complexidade de cada um e a forma superficial como a sociedade trata cada indivíduo, ignorando toda a história que cada ser humano traz consigo.

O início pode parecer meio truncado, pois a autora apresenta os fatos primeiro e aos poucos o tempo vai voltando, e vamos entendendo como esses fatos aconteceram. Essa forma de narrativa torna a leitura ainda mais interessante e consagra a genialidade da autora, que parece ter escrito essa história como um compositor escreve um Blues.
É um drama bem pesado, onde Toni explora os instintos e as reações humanas, disseminando diversas vozes em uma só canção, cheia de altos e baixos em sua mais pura essência.
Toni Morrison foi escritora, editora e professora. Nasceu em 1931 e viveu 88 anos. Foi a primeira escritora negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1993 e do Prémio Pulitzer.
Jazz é um romance histórico publicado em 1992 da autoria da escritora estadunidense Toni Morrison.
Matéria por Bárbara rodrigues
Últimas matérias escritas por Bárbara Rodrigues
Nova perspectiva: História de triunfo e amor entre personagens negros em "Sete dias em Junho"
Sete dias para se apaixonar, quinze anos para esquecer e sete dias para recuperar tudo de novo... Sete dias em junho é mais um romance arrebatador Tia Williams, autora de A escolha perfeita .