No mês da consciência negra, vamos falar de mais um livro da nossa dama da literatura, Conceição Evaristo. Uma das obras mais recentes da autora, "Canção para ninar menino grande", traz uma reflexão direta sobre a masculinidade tóxica e o impacto nas mulheres diante desse cenário machista.
Jazz de Toni Morrison: Um Blues Literário de complexidades humanas

Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem essa trilogia são Amada (1987) e Paraíso (1998).
O livro se passa na década de 20 e a história gira em torno de três personagens centrais: Joe Trace, um vendedor de cosméticos que vende seus produtos de porta em porta; Violet Trace, a esposa de Joe; e Dorcas, a jovem amante de Joe.
Pela sinopse, pode parecer um livro sobre um simples triângulo amoroso, mas não se engane, o livro é sobre a complexidade de cada um e a forma superficial como a sociedade trata cada indivíduo, ignorando toda a história que cada ser humano traz consigo.

O início pode parecer meio truncado, pois a autora apresenta os fatos primeiro e aos poucos o tempo vai voltando, e vamos entendendo como esses fatos aconteceram. Essa forma de narrativa torna a leitura ainda mais interessante e consagra a genialidade da autora, que parece ter escrito essa história como um compositor escreve um Blues.
É um drama bem pesado, onde Toni explora os instintos e as reações humanas, disseminando diversas vozes em uma só canção, cheia de altos e baixos em sua mais pura essência.
Toni Morrison foi escritora, editora e professora. Nasceu em 1931 e viveu 88 anos. Foi a primeira escritora negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1993 e do Prémio Pulitzer.
Jazz é um romance histórico publicado em 1992 da autoria da escritora estadunidense Toni Morrison.
Matéria por Bárbara rodrigues
Últimas matérias escritas por Bárbara Rodrigues
Um excelente thriller para ler no mês do terror! Em 'Quando Ninguém Está Olhando', de Alyssa Cole, conhecemos Sydney, uma mulher negra que mora no Brooklyn, em Nova York, e que começa a perceber mudanças específicas no bairro onde nasceu. Isso desperta na nossa protagonista a vontade de fazer um passeio cultural que conte a história do local....
Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem...
Agora que ele se foi: Um encontro de culturas e uma perda inesperada, resenha por Bárbara Rodrigues.
A indicação de hoje traz duas jovens com criações e culturas muito diferentes que, por obra do destino, passarão por uma grande perda ao mesmo tempo. Embora não saibam, as duas têm o mesmo pai, que morre tragicamente em um acidente de avião.