Em entrevista, ativista social e digital influencer, Lia Frontosa diz: "Racismo se combate com justiça para os adultos e educação para as crianças".

23/11/2022

Lidiane Oliveira,

Mais conhecida por Lia Frontosa, nome que usa em seu perfil do Instagram para trazer reflexões e debates sobre política e questões sociais. Lidiane é formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) mulher preta, baiana, mãe, esposa, ativista social e Digital Influencer.

A voz feminina negra vem ganhando espaço nas mídias sociais. E você é uma delas. Qual é a missão do seu perfil no Instagram? 

A gente está nessa luta por espaço e na internet não é diferente, a minha missão é ampliar os debates, fazer a mensagem chegar ao maior número de pessoas possíveis e mostrar que esse é um caminho que também pode ser trilhado.

Como você enxerga a necessidade, das pessoas ter a consciência racial?

A falta de consciência racial nos leva sempre a batalhas primitivas como a de lutar por existir, quando já deveríamos ter avançado.

Vemos nessa eleição que pessoas negras tiveram dificuldades de se eleger ou se candidatar. Qual é a sua opinião sobre esse cenário?

Nós precisamos ocupar espaços de poder e na política isso fica evidente, não temos representatividade real, logo não conseguimos quem de fato lute por nossas pautas.

Você sofreu ataque racista em um comentário do Facebook recentemente. Como você se posicionou, diante deste lastimável acontecimento? Além de fazer a denúncia, qual outro conselho você recomenda as pessoas negras que já passaram por isso?

O racismo está aí, é uma realidade e a única forma de você se blindar é nascendo branco, temos que enfrentar de cabeça erguida, denunciar, processar, expor para que a mudança aconteça. Racismo se combate com justiça para os adultos e educação para as crianças.

Nas eleições 2022, revelou-se muitos oportunistas dos nossos direitos. Qual é a sua opinião sobre esses acontecimentos?

As nossas pautas são facilmente comercializadas, porque são muitas e são urgentes, é preciso que estejamos atentos aos aliados reais e aos oportunistas, muitos só são desmascarados com o tempo, o que nos resta é confiar.

Posts mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

Querida rainha, estou tão animada para compartilhar com você algumas reflexões inspiradoras sobre o incrível poder que está dentro de cada uma de nós. Nesta edição, vamos mergulhar fundo no tema do desenvolvimento pessoal e como isso se traduz no sucesso não apenas em nossas vidas pessoais, mas também em nossas carreiras.