A mistura entre o tradicional e o contemporâneo, o luxo da realeza africana e a singeleza da alfaiataria ganesa, foram destaque na passarela da 3ª edição do Amarê Fashion, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (Goiás). Designers de Gana, em collab com o brasileiro, filho de pai africano, Luiz do Nascimento DeLaja, apresentaram uma coleção rica em cores, cultura e história, que se destacaram por sua originalidade e encantaram o público presente.
A moda africana tem ganhado crescente atenção no cenário internacional e carrega muitas influências de origem ganesa, como o tradicional tecido kente, que tem origem no império Ashanti e era usado pela realeza, e os símbolos adinkras que transmitem mensagens de sabedoria ancestral e estão presentes desde a alta costura até a moda casual.
Através do projeto Modafrika, com apoio da Embaixada de Gana e da Busia Foundation, o Amarê Fashion apresentou coleções do designer ganense Samson Teye Amoah, além de uma coleção exclusiva produzida pelo designer brasileiro Luiz DeLaja, em parceria com um mestre alfaiate de Gana. Todos trabalharam com tecidos tradicionais do país africano, combinados com uma gama diversificada de materiais modernos e presentes na cultura brasileira, desde o upcycling até a incorporação da tecnologia em impressora 3D e a celebração do artesanato tradicional.
Na abertura do desfile a Embaixadora de Gana, Abena Busia, destacou a beleza de ver esse intercâmbio na moda, inspirado na herança cultural ganesa, com a modernidade e a conexão diaspórica com o Brasil. "Samson nos traz sua visão contemporânea de nossas roupas femininas tradicionais, a saia e o top combinados, que chamamos de "Kaba and Slit", usando a clássica estampa de cera conhecida em todo o mundo como "impressão em cera africana". Já Luiz Delaja, com sua origem brasileira e africana, nos mostra uma experimentação lúdica que destaca nossa antiga linguagem, através do simbolismo adinkra, com um designer moderno", conclui a embaixadora
A 3ª edição da Semana da Moda Goiana é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e governo de Goiás, que tem como objetivo promover um intercâmbio cultural e comercial entre o país e o estado.