Na hora da virada: Uma história de superação e empoderamento.

28/06/2023

A nossa indicação de hoje traz uma protagonista jovem, talentosa e cheia de sonhos. A autora dessa obra é a norte-americana Angie Thomas, já aclamada devido ao best-seller "O ódio que você semeia", publicado em 2017 e que ganhou adaptação cinematográfica um ano depois de seu lançamento.

"Na hora da virada" é o segundo livro de Angie, e nele conhecemos Bri, uma rapper amadora de dezesseis anos que mora com a mãe e o irmão mais velho em Garden Heights, o mesmo bairro onde é ambientado o primeiro livro da autora, um bairro humilde conhecido por sua violência.

O pai de Bri era um rapper famoso no cenário underground, mas morreu precocemente justamente por causa de conflitos entre gangues do bairro. A situação atual na casa de Bri é de muita dificuldade, e o sonho dela é conseguir, através do seu talento no Rap, tirar sua família dessa situação.

As coisas mudam de perspectiva quando ela sofre um ato racista na escola, que desperta nela uma raiva tão grande que acaba resultando em uma letra de rap. Esse rap acaba viralizando e provocando reações adversas na escola, nas ruas e principalmente na vida pessoal de Bri, que acaba passando por conflitos internos e começa a se perguntar até onde ela pode ir para alcançar seu objetivo em busca de um bem maior para sua família.

O livro traz muitos personagens interessantes: os amigos, a família inteira de Bri. Todos eles enriquecem muito a história. Pessoas que fizeram parte da vida do pai dela também fazem um contraponto na narrativa, sem falar que também contamos com personagens homoafetivos, trazendo diversidade e gerando empatia. Tupac Shakur e Nicki Minaj são algumas das referências citadas, mostrando a importância desses rappers no cenário musical e reforçando que a representatividade é importante sim.

A autora cresceu em Jackson, no Mississippi, e na sua infância ela também acompanhou situações de violência. Por isso, ela procura sempre fazer questão de ressaltar em suas obras como a violência é presente nas regiões mais carentes e que esse problema, na maioria das vezes, não é tratado da forma correta. Em várias situações, aqueles que deveriam fornecer solução e segurança acabam despertando o medo.

Mais um livro forte da autora e que também já ganhou adaptação. Super indico!

Sinopse

O aguardado segundo romance de Angie Thomas, autora do premiado best-seller O ódio que você semeia.

Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança.

Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza... pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade. Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs.

Na hora da virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja.

Matéria escrita por Bárbara Rodrigues