Projeto abre inscrições gratuitas para curso de moda ancestral no Recife

22/05/2024

Iniciativa, que tem como objetivo transformar as periferias do Recife em centros de criatividade e empoderamento cultural, abre inscrições online, a partir desta segunda-feira, 13 até o dia 27 de maio.

Em uma iniciativa inovadora, a capital pernambucana vai sediar uma formação gratuita, dedicada a resgatar e celebrar as técnicas de moda preta ancestral. Com a ideia de transformar as periferias do Recife em centros de criatividade e empoderamento cultural, a 3ª edição do Curso Moda Preta Autoral - Em Conexão Ancestral inicia suas inscrições a partir desta segunda-feira (13) e segue até o dia (27). Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas, incluindo mulheres, homens, quilombolas e população LGBTQIA+. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o projeto, basta acessar o formulário virtual, disponível em www.instagram.com/modapretaautoral ou www.instagram.com/zarinamodaafro. As vagas são limitadas.

O projeto será ministrado pelo casal de estilistas recifenses Jessica e Rodrigo Zarina, ambos especialistas em estilo e moda afro, inclusive com trabalhos realizados internacionalmente. Além de aprenderem as habilidades técnicas necessárias para criar suas próprias peças de moda preta, os participantes também serão incentivados a compartilhar suas histórias, inspirações e visões, enriquecendo ainda mais o diálogo cultural e promovendo uma maior valorização da diversidade na moda.

O curso não se limita apenas à teoria, mas oferece uma abordagem prática e acessível, adaptada às realidades das comunidades periféricas. Com aulas interativas e materiais acessíveis, busca-se democratizar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão na indústria da moda, permitindo que talentos emergentes floresçam mesmo em meio a desafios socioeconômicos. Entre as inovações sustentáveis do curso, está o fato de que cada participante poderá elaborar, sem custo algum, alguma peça de seu interesse.

As aulas serão realizadas durante quatro sábados do mês de junho: (1º, 08, 15 e 22). A capacitação conta com uma carga horária de 30 horas-aula. A oficina será realizada das 9h às 18h, na sede da Loja Zarina, que fica na Avenida Manoel Borba, no Bairro da Boa Vista. Todos os participantes também terão direito ao certificado.

Este projeto é incentivado pelo Edital de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos, com número de inscrição 385893874, conforme Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Matéria escrita por:

Salatiel Cícero | Jornalista - Assessor de Imprensa |(81) 9 9522.0061 (WhatsApp)


Olá, Viajadeiros, tudo bem? Hoje no Turistando com Cecy, nós vamos conversar um pouquinho sobre uma passeada de algumas horas que pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Muitas vezes quando estamos em algum lugar esperando para irmos a outro e ficamos parados por lá, alguns nem sabem que podem sair e retornar antes de embarcar. Quem...