No mês da consciência negra, vamos falar de mais um livro da nossa dama da literatura, Conceição Evaristo. Uma das obras mais recentes da autora, "Canção para ninar menino grande", traz uma reflexão direta sobre a masculinidade tóxica e o impacto nas mulheres diante desse cenário machista.
Quando ninguém está olhando: Um thriller sobre racismo e gentrificação.

Um excelente thriller para ler no mês do terror! Em 'Quando Ninguém Está Olhando', de Alyssa Cole, conhecemos Sydney, uma mulher negra que mora no Brooklyn, em Nova York, e que começa a perceber mudanças específicas no bairro onde nasceu. Isso desperta na nossa protagonista a vontade de fazer um passeio cultural que conte a história do local.
Conforme ela aprofunda sua pesquisa, percebe que essas mudanças, justificadas como revitalização do bairro, estão ocorrendo de forma suspeita. Vizinhos que acompanharam sua infância começam a colocar suas casas à venda e desaparecer, e comerciantes locais também estão transferindo seus pontos para novos locatários. Assim, um ambiente que sempre foi familiar está sendo substituído por condomínios sofisticados e por pessoas desconhecidas. O mais estranho disso tudo é que todas essas mudanças são promovidas por pessoas brancas.
Em contraponto à perspectiva da protagonista, também acompanhamos o ponto de vista de Theo, um homem branco que, apesar de ser de origem pobre, desfruta de todos os privilégios sociais que um homem branco tem. Embora Sydney não confie em Theo, ele acaba se envolvendo em sua pesquisa e torna-se seu parceiro em uma investigação, já que existem sinais claros de uma possível gentrificação.

A escrita da autora é envolvente e dinâmica, como em um bom thriller. Dar à história dois pontos de vista foi uma ótima estratégia, apresentando a perspectiva da mulher negra e do homem branco, levando o leitor a comparar automaticamente as situações de privilégio branco e como isso é reproduzido de forma tão orgânica na sociedade.
É importante vermos livros com a temática do racismo em outros gêneros além da não-ficção e do drama. Inserir o tema em outras formas de narrativa acaba atraindo um público diferente e ampliando a discussão. Super recomendo!
Alyssa Cole,
Alyssa Cole é autora premiada de romances históricos, contemporâneos e de ficção científica. Seus livros foram aclamados por veículos como The New York Times, BuzzFeed, Kirkus Reviews, Entertainment Weekly, Library Journal, Booklist e Vulture. Quando não está trabalhando, em geral pode ser encontrada assistindo a animes ou passeando com seus animais de estimação.
Matéria publicada por Bárbara Rodrigues.
Leiam as últimas matérias escrita por Bárbara Rodrigues
Um excelente thriller para ler no mês do terror! Em 'Quando Ninguém Está Olhando', de Alyssa Cole, conhecemos Sydney, uma mulher negra que mora no Brooklyn, em Nova York, e que começa a perceber mudanças específicas no bairro onde nasceu. Isso desperta na nossa protagonista a vontade de fazer um passeio cultural que conte a história do local....
Hoje vamos falar de Jazz, um romance histórico da aclamada escritora americana Toni Morrison. Esse livro faz parte de uma trilogia, que tem como objetivo passar pela história afro-americana desde meados do século XIX até os dias atuais. Mesmo sendo um conjunto, os livros podem ser lidos for a da ordem de publicação. Os outros livros que compõem...
Agora que ele se foi: Um encontro de culturas e uma perda inesperada, resenha por Bárbara Rodrigues.
A indicação de hoje traz duas jovens com criações e culturas muito diferentes que, por obra do destino, passarão por uma grande perda ao mesmo tempo. Embora não saibam, as duas têm o mesmo pai, que morre tragicamente em um acidente de avião.