Redemoinho em dia quente: Jarid Arraes apresenta contos poderosos sobre a diversidade feminina brasileira

08/03/2023
Jarid Arraes
Jarid Arraes

Hoje trago pra vocês uma indicação diferente das que costumam aparecer aqui, quem aí gosta de ler Contos?A obra que será nosso assunto nessa resenha é Redemoinho em dia quente da Jarid Arraes. Esse livro foi publicado em 2019 e indicado ao Prêmio Jabuti no ano seguinte, ele é formado por um conjunto de trinta contos onde as personagens principais dessas histórias são mulheres brasileiras. 

A escritora é cordelista, poeta e lançou seu primeiro romance, Corpo Desfeito, no ano passado, natural do Cariri região de Juazeiro do Norte - Ceará, Jarid é neta e filha de cordelistas e traz toda essa herança em suas obras.

Seus livros são ambientados em lugares e regiões conhecidas pelos cearenses, e toda cultura do sertão é sempre muito bem apresentada. Em Redemoinho em dia quente encontramos uma narrativa muito leve, mas temas importantes são abordados levando o leitor a um lugar de reflexão, racismo, violência doméstica, desigualdade social fazem base para essas histórias. O livro traz uma diversidade muito grande nessas personagens, mulheres de várias idades, em várias fases da vida, e em suas peculiaridades conseguem emocionar e trazer representatividade. 

Gostaria de destacar contos como "Boca do povo", um dos meus preferidos, que foi escrito em um formato diferenciado, "Sacola" conto que abre o livro e a meu ver já nos apresenta uma característica forte da autora que é misturar o clássico tradicional com o contemporâneo e "Gilete para peito" que traz uma personagem bissexual. Jarid vem para nossa literatura como um sopro de renovação mas que acima de tudo, mantém suas raízes, em sua regionalidade e tradição. 

Adquira agora o livro "Redemoinho em dia quente" de Jarid Arraes e se encante com a diversidade de personagens femininas retratadas nessa obra que aborda temas importantes da sociedade. Clique no link abaixo e reserve já o seu exemplar! 

Informações da Editora Alfaguara