Sabrina Guedes e Ana França, estará nos dias 14 e 15, ministrando o curso de verão, Acolher e Adaptar, para educadores de bebês e crianças em Janeiro de 2023.

29/12/2022

O ano letivo está terminando, com certeza muitos educadores já estão pensando no próximo ano. Para se manter inspirado, evitar os perrengues e trazer cada vez mais uma experiência nova para os alunos novos, precisamos ir em busca de conhecimento para nos atualizar.

Se fazer a diferença, no acolhimento e na adaptação escolar de bebês e crianças de 1 a 5 anos, for o propósito da sua jornada de trabalho na escola em 2023. Acreditamos que o workshop com Ana kerina França e a doutora em educação Sabrina Guedes, possa agregar muito valor.


O evento será online, via google meet. Nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2023 das 8:30 às 11:30. 15 minutos - Intervalo para café (manhã). Enviaremos o link para acesso às aulas, via e-mail dos inscritos


Descrição do Workshop

Elaborado para as pessoas que se ocupam da educação de bebês e crianças de 1 a 5 anos, nesta chegada à escola.

O período de acolhimento e adaptação de crianças pequenas e bem-pequenas começa agora, através de um planejamento bem elaborado que visa também a colaboração das famílias, suas histórias e identidades.

O primeiro passo é pensar nos desafios e nas intenções de propostas realmente significativas para as crianças, tendo como norte seu aprendizado. Este começo será marcante e afetuoso, com base no diálogo e na confiança entre todos.

Eixos Temáticos:

Etapas: Educação Infantil Berçário e Pré-escolar

Objetivos:

Esse curso tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento sobre o processo de adaptação e acolhimento das crianças no ambiente escolar e aprofundar a escuta sensível para as demandas das famílias neste novo ambiente. Ao mesmo tempo, tornando-as parte integrante da comunidade escolar com responsabilidades e expectativas mútuas.

Programa:

Buscando enfatizar o diálogo entre os profissionais que atendem às crianças neste primeiro contato com a escola, entendemos a necessidade de ouvir este profissional e acolher as suas dúvidas. Dentro deste processo natural e dinâmico que trata de diferentes grupamentos - berçário, maternal e pré-escola. "É na interação com o mundo e com o outro que se constituem os sujeitos" (VIGOTSKI, 1999). Nesse processo de interação com bebês e crianças, é fundamental a observação atenta e uma escuta sensível por parte do adulto que se relaciona com eles, para que sejam acolhidos nas suas singularidades e potencialidades.

Criamos oportunidades de diálogo e de buscas por práticas pedagógicas que fortaleçam a adaptação destas crianças neste novo espaço escolar, com afeto, aprendizado e interação entre os membros da equipe.

Metodologia:

Propomos discussões baseadas em textos, vivências, partindo de estudos de casos e compartilhamento das narrativas que os próprios profissionais nos trazem. Necessitamos ouvir a estes profissionais que lidam de linha de frente nesta etapa educacional importante e sensível, provendo a formação de um olhar mais amplo e qualificado para este fim. Atenção para as atividades desenvolvidas no período, reações das crianças, rotinas, organização dos espaços e diálogo com as famílias.

Todo o material será organizado em formato digital, realizado em encontros virtuais, totalizando 6 horas em 2 dias.

Requisitos:

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Avaliação:

Ao término do curso, os cursistas farão uma avaliação elaborada pelas mediadoras do projeto. Esta avaliação trará elementos importantes para o replanejamento, melhoria e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela equipe técnico-pedagógica.

Investimento:

R$400,00

Ana Kerina França,

Apaixonada por educação e curiosa por aprender. Ela é psicopedagoga, docente do Ensino Superior, Assessoria de Informática e Tecnologia/ SME- RJ, Professora de Educação Infantil há 30 anos, SME-RJ; Comunicadora do Programa Sons Brincantes, Rádio PopRio 98,7 FM. 2021; Produtora Cultural de eventos em equipamentos culturais no Rio de Janeiro, Muhcab, 2022, Literatura, Música e Infância, Festival Internacional com artistas da Argentina, Uruguai,2021; Professora Articuladora na SME-RJ; Idealizadora do Projeto MultiSaberOnLine, 2021 www.multisaberonline.com.br; Palestrante; Oficineira da Oficina Sons Brincantes; Canal do YouTube MultiSaberOnLine 2021; Experiências educacionais Portugal, Espanha, Itália e Argentina, compartilhando estas visões de mundo com os profissionais.

Sabrina Guedes, 

dedicada e estudiosa, acredita na formação continuada dos profissionais. Ela é doutoranda em Educação pela UNILOGOS, mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Especialização em Mídias Educativas, Internacionalização do Ensino Superior, Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia, Psicopedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Graduada em História pela UFRJ (2014), Graduação em Teologia pela PUC-RJ (2009) e graduação em Pedagogia pela UERJ (2002). Professora de Monografia I - CEDERJ/UERJ/PEDAGOGIA. Orientadora de Monografia Cederj/Uerj/Pedagogia. Professora da Pedagogia da UFSCAR. Assistente I da AIT/1ª CRE - Assessoria de Informática e Tecnologia/ SME- RJ. Já atuou como Diretora Adjunta na SME/Rio, foi Coordenadora Pedagógica por 13 anos, tem 26 anos de experiência na Educação Básica como professora e formadora na área da Informática Básica e Educativa. Com projetos premiados pela própria Rede de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa: GEFEL; membro do grupo 500womenscientists.org.Ex. participante do EPELLE/LEDUC/UFRJ;2019. Poetisa com publicação de 2 livros autorais e diversos trabalhos na área literária. Foi orientadora de Estudos do PNAIC/MEC.