"Um toque salvou a minha vida e pode salvar a sua." Andrea B. Santana
Tudo começa quando eu tinha apenas 15 anos, quando eu deitada apalpei meu seio sem nenhuma intenção e senti algo estranho, e logo depois corri para fazer o autoexame, e através dele eu percebi algo duro, mas não sabia o que era. Minha mãe na época mariscava e nesse dia ela estava na maré. Então assim que ela me retornou a chamei e contei que algo estava errado com meu seio, foi aí rapidamente fomos procurar o médico ginecologista, que fez o encaminhamento para o mastologista que ao analisar o caso achou melhor fazer a retirada para realizar uma biópsia. Quando saiu o resultado, constou negativo para câncer, mas tive que de lá pra cá a cada dois anos realizar uma ultrassonografia. Me tornei mulher, me casei e junto a isso veio o sonho de ser mãe. Eu sabia que antes de tentar engravidar eu teria que realizar alguns exames, e assim, eu fiz, os resultados deu tudo certo, engravidei de uma linda menina Analu, que veio a óbito alguns meses depois. Algum depois de um tempo descobri que estava grávida novamente, da minha filha Analy, eu sabia que deveria realizar novamente os exames, mas era início de pandemia e não podia sair da cidade e aqui em Salinas da Margarida, não estava realizando os exames que eu necessitava fazer, como a cidade estava em look down, ninguém entrava e nem saia, o que impossibilitou minha ida para realizar os exames.
Os dias foram passando e em outubro de 2021 em um passeio eu percebi que meus seios estavam estranhos, senti algumas repuxadas no mamilo e isso começou a me preocupar. Chegando em casa realizei meu autoexame e aí tive a certeza de que tinha alguma coisa errada, nesse momento eu não disse nada a minha mãe para não a preocupar, mas procurei minhas outras redes de apoio que esteve comigo durante os exames. GENTE, NESSE MOMENTO É IMPORTANTE TER UMA REDE DE APOIO, não só no período de suspeita, mas durante todo o processo caso, seja acometida com câncer de mama. Então se você conhece alguém que está passando por essa fase difícil na vida dela, ofereça a sua ajuda, faça parte da rede de apoio dela, e para isso você não precisa ter dinheiro, basta uma mão amiga para dizer que, estarei aqui com você até o final dessa batalha, vamos guerrear juntas. Realizei o ultrassom e a mamografia e após uma análise uma médica residente viu que não era um nódulo normal, então chamou as colegas que eram mais velhas que ela, que já atuavam há alguns anos, e essas falaram que não tinha com o que se preocupar, pois estava tudo certo. MULHER, É AQUI QUE EU CHAMO SUA ATENÇÃO. Você conhece seu corpo, e tenha certeza, nossos corpos a todo tempo nos dá sinais de quando algo está errado, então, perceba, não deixe que passe despercebido, se for o caso, sejam teimosas, procure uma segunda opinião, pois, além do autoexame foi o que me salvou.
Eu inconformada, visto que eu conhecia meu corpo e percebia que ele não estava bem, fui em uma segunda opinião que, fez a retirada de uma parte do nódulo para uma biópsia, e quando o resultado saiu estava constato positivo para câncer de mama. Quando eu recebi a notícia, eu estava sozinha, não podia acompanhante por conta do COVID-19. e eu chorei muito e neste momento, não vou mentir a você, a cabeça só pensa no pior, eu achei que tudo estava perdido e só pensava na minha filha. contei aos meus familiares e aos próximos e juntos, fomos em busca dos profissionais para dar início ao tratamento, como eu já tinha ficha de quando eu tinha 15 anos, no hospital Aristides Maltez, foi tudo muito rápido e muito encaminhado, e aí me levantei e coloquei a minha fé em ação. Eu sempre fui uma mulher de fé e temente a Deus e eu sabia, que um propósito ele tinha na minha vida e que ele nunca me abandonaria, e digo mais, é ele quem me sustenta e é nos princípios dele que eu trilho minha vida, e sei, que sem ele eu não chegaria até aqui. Acredite, o desânimo vem, a tristeza vem, mas ele me manteve o tempo todo confiante, forte e corajosa. algumas pessoas me perguntam de onde que vem minha força e eu digo muito confiante DEUS e depois minha filha.
Realizei a cirurgia em abril de 2022 e a recuperação foi muito rápida, mas por um motivo muito importante e aqui eu trago um outro alerta a você. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA, é importante. Eu sempre tive uma disciplina de exercícios e BOA ALIMENTAÇÃO, eu praticava aeróbico, mantinha uma dieta saudável, fazia academia, e isso foi um divisor de águas na minha recuperação, uma vez que meu corpo estava fortalecido por completo; Espiritual, físico e mental também, então tudo foi muito rápido na recuperação.
Conheço pessoas que realizou cirurgia mais simples que a minha, que no caso foi o esvaziamento total do seio e das axilas, e até hoje não podem pegar nenhum peso, já eu, por o músculo ter memória, além de ter uma recuperação rápida, não fiquei com sequelas pós-cirúrgico, e já posso retornar minhas atividades físicas em poucos meses de cirurgia, claro que não vou poder levantar o mesmo peso que eu pegava antes na academia, mas, nada me impede de retomar as atividades. Por esse motivo reforço CUIDEM DO CORPO DE VOCÊS! Não só físico com realização de atividade física, uma boa dieta, mas, também mental e espiritual e isso vai te dar longevidade e te capacitar e fortalecer para as batalhas da vida guerreira. Eu falei com você sobre a importância do autoexame e como ele pode salvar a sua vida, assim como salvou a minha; falei de como é importante uma rede de apoio e de cuidar do corpo físico, mental e espiritual, mas não posso esquecer de um recado muito importante, para você que pode ter sido acometida com o câncer de mama. Esse recado é pra você.
Têm bom ânimo minha irmã, eu sei o quão difícil é essa batalha, mas não é impossível e eu te digo mais. NÃO DESISTA DE VOCÊ E NEM DOS TRATAMENTOS, siga firme, você é forte e corajosa. os tratamentos junto com todas as outras coisas que citei acima, vai te dar um novo recomeço. eu sei de todos os efeitos colaterais que o tratamento traz, sei que pode ficar careca e isso não é um problema, você não será menos mulher por estar careca e você sem dúvidas vai continuar linda, sei que haverá enjoos, fraqueza, desânimo, eu passei por tudo isso eu entendo perfeitamente, mas o tratamento e cura, é vida, então não desista do seu tratamento.
ESTAMOS JUNTAS NESSA!
Podem me procurar no Instagram @deasalaodebeleza e podemos conversar, segurarei a sua mão e caminharemos juntas fortalecendo uma à outra para vencer o câncer de mama.