Lançado dia 19 de junho de 2024 na Netflix | 1h 40min | Documentário
Whitney: Uma Jornada de Amor, Música e Desafios.
Matéria escrita por Josy Franco.
Título original: I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston
Direção: Kasi Lemmons (Harriet)
Roteiro: Anthony McCarten (Bohemian Rhapsody)
Elenco: Naomi Ackie (Whitney Houston), Stanley Tucci (Clive Davis), Tamara Tunie (Cissy Houston), Ashton Sanders (Bobby Brown), Nafessa Williams (Robyn), Clarke Peters (John Houston).
Plataforma: HBO Max
Duração: 2h26min
Tipo: Biografia, musical, drama
Sinopse: O filme conta a emocionante história e jornada de Whitney Houston até o seu estrelato, e a sua precoce morte aos 48 anos de idade. Descoberta pelo executivo Clive Davis, Whitney Houston se tornou uma das maiores cantoras de sua geração e do mundo, sendo a artista mais vendida e premiada de todos os tempos, alcançando a marca de 200 milhões de discos vendidos ao longo de sua carreira e sucessos que tocam até hoje nas rádios. Recebeu o título mundial de "A Voz", sendo o seu legado incalculável para a música pop o que definitivamente destravou as portas para artistas negros na indústria da música.
RESENHA
O filme começa pela juventude de Whitney, que participava de um coral na pequena cidade de Newark junto à sua mãe, a renomada e exigente cantora Cissy Houston. É quando Whitney, descobre o amor e o sexo através de um romance lésbico com Robyn, porém, sua família era muito religiosa e não aprovava a relação.
Whitney, junto à sua mãe e banda, costumavam se apresentar à noite em bares, até que um dos maiores empresários do ramo, Clive Davis, assiste sua apresentação e fica encantado com a sua voz e presença de palco. Daí em diante sua vida vai se desenrolando de forma frenética.
Por fim toda a sua família entra no negócio e seu pai fica responsável pelo gerenciamento de todas as suas finanças o que mais tarde se mostraria um grande problema.
Neste movimento de ascensão de sua carreira o romance com Robyn vai perdendo espaço, mas ela segue na vida de Whitney, como sua assistente pessoal, parceira e fiel escudeira.
Nesta loucura do show Business, Whitney apaixona-se e casa com Bobby Brown, sendo talvez o grande e derradeiro erro da sua vida e carreira. O casamento foi tumultuado por ciúmes, brigas homéricas, montanhas de cocaína regadas a muito álcool e agressões físicas (embora não muito destacadas no filme). Assim como a grande maioria das estrelas, Whitney acabou se perdendo e deslizando na escuridão. Os abusos acabaram afetando seu físico e drasticamente a sua voz. Essa mistura explosiva irrompeu na trágica morte acidental da estrela em uma banheira de hotel em 2012.
O filme é muito bom de assistir com ótimos números musicais, com destaque para a interpretação de Naomie Ackie como Whitney, que protagonizou diversos pontos altos do filme. Tive a impressão de que a história se desenrola de forma muita rápida o que pode dar a sensação de que tenha faltado um pouco de profundidade nas narrativas, mas creio que seria complicado compilar a vida de uma estrela como Whitney em pouco mais de duas horas de filme.
Assista, vale a pena!!!
Saiba mais sobre outros filmes e séries:
Josy Franco, colunista de Filmes e Séries, nos indica 'True Detective: Terra Noturna', uma série ambientada em uma cidade congelada no tempo, onde segredos enterrados começam a emergir. Com Kali Reis e Jodie Foster como protagonistas, prepare-se para uma jornada intensa e misteriosa.
Celebrando a Diversidade Natalina na Netflix: "Como Acabar com o Natal" e o Encanto Sul-Africano
O Natal é uma época de alegria, união e, é claro, de filmes aconchegantes. A Netflix tem se destacado por oferecer uma variedade de produções que refletem a diversidade do mundo em que vivemos. Entre os destaques, podemos encontrar "Como Acabar com o Natal", uma produção sul-africana de 2020 que traz protagonistas negros para o centro da narrativa....
Um ano após seu lançamento, "Onda de Calor", um filme com protagonismo feminino negro, atinge o prestigioso ranking dos dez filmes mais assistidos no Brasil da Netflix.