Quer seja uma viagem rápida ou de longas horas, é sempre importante ter alguns itens que são essenciais para nosso conforto e bem-estar. Na minha bagagem de mão, a primeira coisa que sempre penso, é na minha escova de dentes. Se fico longas horas no ônibus ou no avião, ao desembarcar o banheiro é sagrado para a higiene, então, escova e pasta de dentes, são meus fieis escudeiros. Acho super válido carregar uma necessaire dentro da bolsa com alguns itens básicos para a higiene pessoal, então, lenços umedecidos e de papel, álcool gel – algo que eu já carregava na bolsa antes mesmo da pandemia, quero dizer, se eu vou comer algo, ao retornar do banheiro e quando sinto necessidade, gosto de estar com as mãos higienizadas. Uma bolsinha extra com medicação básica, para dores de cabeça, ânsia e cólicas e produtos femininos é uma boa pedida. Na minha necessaire, além de tudo isso, contém um frasco com perfume suave, prendedor de cabelos e curativos. Isso tudo, dentro da necessaire – ou de várias bolsinhas, além de uma toalhinha de rosto, fones de ouvido, carregador de celular e um bom livro, são indispensáveis em bagagens de mão, pois, dependendo do tempo de espera, música e livro salvam nossa vida do tédio. Uma troca de roupa leve também é muito válido. Mas, Cecy, isso tudo cabe na sua mochila de mão? Cabe, sim. E a troca de roupa deixo apenas para viagens acima de seis horas.
E, obviamente, a documentação é ESSENCIAL, nada de colocar os documentos na mala de despacho. Caso precise fazer conexão, troca de ônibus, com os documentos na mala que está no bagageiro, não será possível dar prosseguimento na viagem.
Disposição dos itens da bagagem.
Fator de suma importância para uma mala bem arrumada. Disponha os itens de sua bagagem de forma que ocupem o espaço reservado para tal. O ideal é fazer rolinhos com as roupas mais finas, e calças podem ser dobradas juntas. Se você tem aquelas pequenas bolsas organizadoras é uma mão na roda! Me ajudou muito na organização da minha mala grande. Os calçados fechados servem para guardar pequenas coisas como meias, bijuterias, lembranças pequenas e até mesmo frascos contendo líquidos. Uma dica legal é tirar fotos de sua bagagem aberta e fechada. Caso haja extravio e/ou furto, com as imagens é possível provar que algo está faltando, e assim ajudar no auxílio da identificação. E como com bagagem não se brinca, há algum tempo eu passei a usar abraçadeiras para fechar minhas malas, lacrando os zíperes na alça, assim, não há a possibilidade de algum engraçadinho abrir a mala sem ser descoberto. Legal também colocar coisas que identifiquem sua mala, como fitas coloridas, adesivos e etiquetas.