Eu não sei se vocês têm sentido o mesmo, mas ultimamente estou me sentindo inchada em todas as áreas do meu corpo e vida. Inchada de tanto trabalho, sobrecarregada de cobranças, oprimida por tantos 'tem que'! E, especialmente, farta de ouvir opiniões não solicitadas.
Da tristeza à superação: a história de Juçara e o Molho Pesto que resgatou sua paixão pela vida, por Gina Ribeiro.
Juçara é uma mulher negra, soteropolitana, solteira e empreendedora, filha de "Seu" Julio carpinteiro e Dona Zete. Ela é apaixonada por leitura, cozinhar para amigos, assistir séries e dançar forró, além de corrida de rua, que, momentaneamente, está impossibilitada de praticar.
Ela conta que o cupido distraído limpou as mãos sujas de pesto na flecha que mirou nela, porque foi amor à primeira colherada e a paixão à primeira refeição à mesa, com o Molho Pesto como coadjuvante. O amor se instalou de forma arrebatadora, não deixando escolha a não ser incorporar o molho em sua vida em terras brasileiras.
A empresa Pesto da Ju nasceu em setembro de 2020, após dois amigos de trabalho, Karina e Filipi, provarem o Molho Pesto e concluírem que as pessoas deveriam conhecê-lo. Eles criaram o Instagram, a logomarca e tudo mais, jogando a bomba de mil no colo de Juçara e saindo logo em seguida. Além deles, um amigo irmão, Ranieri, também insistia para que ela colocasse o molho à venda, mas Juçara acreditava que ninguém iria comprá-lo.
Após lançar o Instagram, ao final de uma semana, já havia alguns pedidos, mas ela não se dedicava por várias razões, entre elas, a crença limitante de que não daria certo e que as pessoas não comprariam. O trabalho CLT que tinha absorvia completamente sua vontade de fazer qualquer coisa que fosse, e ela vivia exausta e desmotivada. Em julho daquele ano, ela perdeu seu pai para a depressão e se viu sem rumo, totalmente fora da rota da vida. A cada dia era uma batalha para levantar, para comer, enfim, um momento ruim, que aliado aos problemas do trabalho formal, a incapacitava de sentir prazer em qualquer outra coisa que não fosse dormir.
Com os pedidos surgindo e a necessidade de atender para não se queimar no mercado, ela ia para a cozinha e, aos poucos, percebeu que era o momento em que ficava bem. Ela percebeu que a ida ao mercado para escolher os insumos lhe trazia tranquilidade, a manipulação das ervas lhe trazia equilíbrio e, de repente, o Molho Pesto a resgatou para a vida. Mais uma vez, a paixão e amor por esse molho incrível a arrebatou para o incrível mundo onde é verdadeiramente Ju, feliz e alegre.
O Pesto a levou a lugares e pessoas que nunca havia sequer imaginado ser possível. Kaka e Lipi não têm a menor ideia da magnitude do presente que lhe deram ao criar o Instagram do Pesto da Ju. Eles lhe possibilitaram retornar para casa, para sua essência, voltar para si mesma.
Últimas receitas criada por Gina Ribeiro
Sabe aqueles dias em que você está desesperada por um doce? Dias em que não queremos nos empanturrar com produtos industrializados e cheios de açúcar? Esta receita é uma mão na roda para dias assim. Então, já anota aí tudinho que você vai precisar, minha rainha, e tenha certeza de que essa receita vai agradar todo mundo da sua casa,...
Renata Lima é uma profissional que transita por dois mundos bastante distintos: Educação Física e Cake Design. Embora as duas áreas pareçam incompatíveis, a vida acabou por levá-la por caminhos que lhe permitiram desenvolver habilidades em ambas. A primeira profissão surgiu de uma oportunidade que apareceu após a realização do ENEM, enquanto a...