Mulheres e pessoas trans se reúnem em evento, realizado pelo ELAS+, para discutir ativismo e desafios sociais no Rio de Janeiro

30/03/2023

Cerca de 300 mulheres e pessoas trans se reuniram durante quatro dias no Rio de Janeiro para discutir os caminhos do ativismo frente aos desafios no Diálogo Mulheres em Movimento - por solidariedade, justiça e democracia. O evento foi realizado pelo ELAS+ Doar para Transformar entre os dias 20 e 23 de março. Diversas vozes potentes estiveram presentes, representando iniciativas de todas as regiões do país, engajadas na luta diária por justiça social, justiça ambiental, democracia, equidade de gênero, equidade racial, direito à vida e direito à felicidade.

Anualmente, o Diálogo reúne lideranças dos grupos apoiados pelo edital Mulheres em Movimento. Neste ano, as redes apoiadas pelo programa Aliança Negra pelo Fim da Violência e iniciativas que recebem o suporte de GAGGA (Aliança Global por Ações Verdes e de Gênero) também participaram. O evento foi o maior já realizado pelo ELAS+, uma vez que o Mulheres em Movimento é o maior edital da organização. Em 2022, cerca de R$ 8 milhões em recursos flexíveis foram doados para 136 iniciativas apoiadas.

Além dos grupos e organizações de mulheres e pessoas trans, fundos, organizações parceiras e financiadores foram convidados para ver de perto o trabalho realizado e a importância dos recursos doados para o seguimento dos projetos.

Amalia Fischer, diretora-geral e idealizadora do ELAS+, destacou a importância desses momentos para o fortalecimento do ativismo e da democracia. Durante o evento, Neusa das Dores Pereira, uma das fundadoras do ELAS+, também marcou presença. Integrantes do Conselho Deliberativo, como a presidenta Helena Theodoro, a cofundadora Madalena Guilhon e a professora Jaqueline Gomes de Jesus, além da representante do Conselho Fiscal, Lia Blower, também prestigiaram o evento.

Fonte: Elas + Linkedin