Salvador é uma cidade única, com uma fusão cultural que se reflete em cada canto. Localizada em uma península, é uma das poucas cidades do mundo em que é possível ver o sol nascer e se pôr no horizonte azul. Essa característica geográfica única torna a cidade ainda mais encantadora.
A cidade já teve uma predisposição portuária colonial, mas com o tempo se transformou em uma vocação praiana. O banho de mar em Salvador é uma experiência inigualável, seduzindo com sua temperatura na medida certa, nem muito quente nem frio demais. Caetano Veloso chegou a comparar a temperatura do mar com a do útero materno em uma de suas canções.
O cotidiano em torno da maresia é um ponto marcante na história de Salvador. O Porto da Barra, uma enseada na entrada da Baía de Todos os Santos, é um lugar que marca um ponto de virada na cidade. Quando Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil, chegou em 1549 para fundar a sede da colônia, ele escolheu o Porto da Barra para a localização. Hoje em dia, esse lugar é um oásis na região central da cidade e foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como a terceira melhor praia do mundo.
O Porto da Barra é conhecido como a praia mais democrática, com um mar quase sem ondas que convida ao mergulho entre barcos e pranchas de stand up paddle. É comum ver aulas de hidroginástica pela manhã e bate-papos ao entardecer. Nos fins de semana, o Porto costuma ficar cheio, enquanto nos dias úteis tudo ao alcance dos olhos é tranquilo.