Diziam que o sabor exótico se dava ao fato de os peixes serem lavados em cerveja ao invés de água antes de serem fritos, porém, se isso é fato ou boato, nunca saberemos. Esse prato típico pode ser servido puro ou com acompanhamentos, principalmente com purê de batatas, molho tártaro e ervilhas. Diz a História que a combinação da batata com o peixe empanado serviu de alimento para a nação inteira durante a Primeira Guerra Mundial, e que era vendido apenas na rua, mas passou a ser servidas também em pubs, restaurantes. Com essas evoluções, esses pratos que eram vendidos a preço popular, hoje em dia na Inglaterra se come uma porção de fish and chips por mais ou menos £15 (15 libras, R$45,00).
Aqui no estado de São Paulo em vários lugares podemos encontrar o restaurante FiChips onde podemos provar um pouquinho da culinária inglesa. É possível provar diversas combinações, não apenas peixe com batata, mas, batata com anéis de cebola, peixe com anéis de cebola, lanches grandões, porções para comer sozinho ou 'to share' (para compartilhar), ou pratos comerciais. Temos ainda as sobremesas deliciosas como banoffe e churros europeu, além das bebidas – água, refri, soda italiana de diversos sabores como craberry, pink limonade e maçã verde, ou ice tea.
Como toda franquia tem sua peculiaridade, o FiChips tem uma decoração lindíssima, com direito a uma cabine de telefone no estilo inglesa para tirar fotos e objetos de decoração com estilo inglês também. Na entrada do restaurante há uma placa em tamanho real com a imagem de um guarda real britânico. E claro, que ao escolher seu prato, em sua mesa há alguns condimentos básicos: ketchup, mostarda, maionese e pimenta Heinz, que é uma marca... norte-americana, não é inglesa – triste! Pra quem não come muita fritura como é meu caso, não é um restaurante para ir várias vezes – a não ser que deguste de um prato comercial no horário de almoço, mas mesmo assim a fritura é bem sequinha, muito bem fritinha. Recomendo muito, é tudo muito saboroso, fora que o ambiente também é muito aconchegante. Já estive em dois restaurantes em dois lugares totalmente diferentes e me senti acolhida nos dois.
Vou ficando por aqui, deixando vocês com gostinho de quero mais! Um beijo, Cecy Viajadeira!