Na edição desta semana da Revista Negra, na coluna dedicada à educação, trazemos uma discussão valiosa sobre o uso de storytelling no ensino de inglês para crianças, baseada no trabalho inovador de Débora Alves, educadora especializada em metodologias bilíngues e na integração de práticas antirracistas no ambiente escolar.
Débora, fundadora do Centro de Apoio Escolar Sankofa, destaca em seu artigo "Como o Storytelling Potencializa as Habilidades de Inglês em Kids: O Poder da Narrativa", o impacto transformador que a narrativa pode ter no aprendizado infantil. Utilizando-se do storytelling digital, com o suporte de recursos visuais como imagens e vídeos, Alves mostra como as crianças podem vivenciar uma experiência de aprendizado mais envolvente e estimulante, aprimorando suas habilidades de leitura e compreensão de conceitos no inglês de maneira divertida e eficaz.
O contexto narrativo, segundo a autora, facilita a retenção de vocabulário e estruturas gramaticais de forma mais natural, possibilitando que as crianças internalizem o uso do idioma em situações cotidianas. Além disso, a metodologia promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a empatia, ao permitir que os pequenos se coloquem no lugar dos personagens das histórias.
Débora também enfatiza o uso de jogos interativos, criados a partir dos temas explorados nas histórias, como um recurso essencial para reforçar o aprendizado de maneira lúdica. Ela acredita que o ensino não deve apenas focar nas habilidades linguísticas, mas também em formar indivíduos socialmente conscientes e emocionalmente equilibrados.
O trabalho de Alves reflete uma educação que vai além do ensino formal, abraçando uma perspectiva inclusiva, antirracista e culturalmente relevante, tornando-se um exemplo de inovação no campo educacional. Seu enfoque no storytelling como ferramenta pedagógica mostra-se não só eficaz para o aprendizado de inglês, mas também como um meio de promover uma educação mais justa e transformadora.